quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Mangueiras carregadinhas! Flamboyants floridos!







Tenho comentado que este ano vai dar muita manga.As mangueiras aqui em Águas da Prata estão carregadinhas de frutos! Não sei porque digo carregadinhas, na verdade devia dizer, carregadonas,elas são enormes... altas, a maior parte dos frutos a gente perde, caem no chão e aprodrecem.Algumas pessoas conseguem colher com aquelas varas compridas, mas o que quase não vejo são crianças subindo no pé e recolhendo as mangas.

Lembro da minha infância. Fim de ano era época das mangas. Na fazenda Ribeirão Grande,onde morei durante dez anos, havia mangueiras de várias qualidades.Tinha a espada, a bourbom, a rosa,a coração de boi, a coquinho.A manga rosa era desprezada, ninguém ligava para ela. A coração de boi, era um pé muito velho , imenso, que quase não dava frutos mais.Mas a manga era enorme.Daí o nome coração de boi.

Gostávamos mesmo era de chupar a coquinho (batíamos bastante no fruto com a mão e depois fazíamos um buraquinho na ponta e chupávamos o suco) Ah! Que delícia! Apreciávamos também a manga espada e a bourbom. Esta útlima , ela quando amadurecia não ficava amarela.Ficava verde mesmo com umas pintas escuras.E não tinha fiapo.Deliciosa.Nãovejo mais desta manga.Em Campinas, no Varejão Oba cheguei a achar uma vez,mas igual a que eu colhia no pé, desta não achei mais.

Os flamboyants estão carregados de flores.Lindos!Quando vejo uma destas árvores lembro-me d eum amúsica antiga que falava do céu de flamboyants.Como faz muito tempo fui procurar na internet e com esa simples frase eis que encontro a música na voz de Jorge Goulart. Tem também na voz de Elizeth Cardoso e Wilson Simonal .O nome da música :"Fim de Semana em Paquetá".Muita gente foi namorar em Paquetá.. Houve época em que era moda. Para quem quiser matar a saudade é sé entrar no you tube.
Lembro-me também do tempo em que fazia o ginásio ( de quinta a oitava séries de hoje) .No pátio do Colégio Taubateano tinha uma árvore desta bem grande . Depois do recreio , o diretor da escola, reunia todos os alunos ao pé da escada e debaixo do flamboyant .Daí ele dava algum aviso mas na maior parte das vezes ele usava este momento para fazer comentários sobre o que estava acontecendo no mundo e sempre permeava estas falas com ensinamentos.Era um grande educador. Comendador Corrêa Cintra. No meu álbum de recordações ele deixou uma frase: que nos momentos de perplexidade eu me lembrasse: neste mundo tudo é ralativo, só Deus é absoluto.


Nos tempos em que vivemos e neste mundo tão cheio de paradoxos o que não falta é oportunidade de buscar consolo nesta frase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário