quarta-feira, 30 de junho de 2010

Acabando com os ácaros

Vivendo e aprendendo.Aprendi hoje, no Jornal do Meio-Dia, que como não podemos lavar os bichinhos de pelúcia ( poder pode,mas tem aqueles dos quais as crianças só desgrudam quando dormem), devemos colocá-los num saco plástico e colocar no freezer.Com a temperatura muito baixa os ácaros morrem. Pode por na geladeira também. Deixa passar a noite lá.
Se os bichinhos não aguentam temperaturas baixas talvez isto explique porque os europeus não são tão maníacos por limpeza. É que para eles o pó não faz tão mal como aqui para nós, países quentes.
Quando estava pesquisando sobre pulgas aprendi muita coisa interessante.Por exemplo, se o seu cachorro estiver com uma pulga isto quer dizer que no ambiente tem mais dez delas. E o ideal para combater as pulgas no ambiente é aspirar o pó dia sim,dia não.E colocar anti-pulgas no saco do aspirador.Passar pano ou pulverizar k-othrine no ambiente resolve. Mas tem que fazer istgo pelo menos por uns três meses. Tem uma série de preparados naturais mas quando a infestação é grande e o piso é de madeira velha, o ideal é um produto forte mesmo.
Boldo chinês é ótimo. Depois do banho normal no cãozinho, pulverizar com uma infusão de boldo chinês mata as pulgas em poucos minutos.
Também espalhar sachês de cravo, arruda,alecrim... erva de santa maria então é uma beleza!
Hoje em dia as pessoas têm mania de ficar alimentando passarinhos silvestres,pombinhas... isto traz para dentro de casa muitos bichinhos desagradáveis: piolhos,pulgas e doenças como a toxoplasmose . Mas parece que a estupidez humana não tem fim. Então , para felicidade dos laboratórios vamos continuar tendo que gastar bastante dinheiro com produtos para combater estes visitantes indesejáveis.E assim caminha a Humanidade.

domingo, 27 de junho de 2010

E ainda dizem que a tv só faz mal....

Tenho assistido os jogos da Copa. O de hoje, Inglaterra e Alemanha foi emocionante.
Mas o que me chama a atenção nestes jogos são as entrevistas dadas pelos jogadores,brasileiros,é claro. Eu me lembro que na década de 60, quando terminava o jogo quase nenhum jogador falava com os repórteres e quando falava parecia que não sabia falar. O único que ainda falava melhorzinho era o Pelé.
Hoje não. Todos falam bem, não só o português correto,mas constroem frases mais bem elaboradas.Eu credito essa grande melhora não só ao fato de muitos jovens irem à escola, o que n aquela época nem sempre acontecia. Mas não é só isso. Há uns dez anos atrás pude ver jovens que frequentavam o ensino médio falando um português muito ruim. Acho que a televisão,malgrado tantos pontos negativos,desempenhou um papel muito bom nesse aspecto.Mesmo pessoas humildes enriqueceram seu vocabulário. E os jogadores se apresentam falando com desenvoltura. O acesso à tv,o convívio com pessoas mais preparadas ,tudo isto veio ajudar muito. E as novelas prestam importante serviço de informação sobre questões ligadas à saúde, aos direitos das pessoas.E tudo de uma forma bastante didática.
Por estas e por outras é que defendo a tv da sanha de pessoas que veem nela o próprio anti-c risto. A televisão, assim como outros meios de comunicação, inclusive o computador, por si só não são maléficos. O uso excessivo, sem juízo crítico, o uso de má-fé, isto sim pode trazer prejuízos.Afinal, a gente assiste o programa que a gente quer. O controle-remoto está nossa mão. Se permitimos que programas de péssimo nível entrem em nossa casa,a responsabilidade é nossa.Pior, é ter que aguentar a falta de respeito ,a falta de educação de certas pessoas com as quais somos obrigadas a ter algum tipo de proximidade.Gente que cospe na rua, gente que limpa a garganta quando estamos comendo, gente que põe o som do carro em volume alto. Gente que não mantém a higiene de suas casas e por aí vai...Poderia enumerar muitos outros exemplos.
Graças a Deus ( e à lei que foi feita) não temos que tolerar a fumaça dos fumantes em locais públicos.Ao contrário do que alardearam as bocas de Cassandra, nenhum estabelecimento c omercial fechou por causa disso.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Tristeza da Itália


Fiquei muito triste com a derrota da Itália no jogo de hoje. E pensar que não vou ver mais o Cannavaro, zagueiro italiano.O homem é simplesmente lindo! Desde a Copa de 98 que sou fã dele.Só que naquela época ele tinha aqueles cabelos negros combinando com os olhos azuis.Meu Deus, é muita beleza junta!Agora, desde a Copa passada,ele está de cabeça raspada.Mas, continua lindo!Vocês viram quantas vezes disse lindo? Pois é, sou fã daquele pedaço de mau caminho. E provavelmente ele não jogará na próxima Copa.Pena ! Pena! Só não sei se naquela época ele já tinha essas tatuagens horríveis! Que moda mais feia!
Se vocês procurarem no google por fotos dele vão poder ver as tatuagens horrorosas. Mas eu prefiro deixar aqui para deleite de quem tem bom gosto esta foto que está realmente de matar! Desse virginiano comVênus em Libra.Tinha que ser lindo!

Eu acho que esta Copa é a Copa das Zebras.Vamos ver nos próximos jogos se a zebrinha continua dando o ar da graça.



Agora os jogos começam a ficar mais interessantes. O jogo da Italia foi um jogo bonito, os jogadores tentando até o final mudar o resultado da partida. À tarde,foi a vez de ver Japão com aquele jogador Honda.Foi um jogo muito disputado também.




Nelson Rodrigues dizia que a Seleção é a Pátria de chuteiras. É verdade. Não tem como não se entusiasmar com os jogos. Mesmo como no meu caso sem entender quase nada das regras do futebol.




Hoje vou falar pouco. Guardar energias para as emoções de amanhã.


quarta-feira, 23 de junho de 2010

República Popular Democrática da Coreia?!!!

Acompanhando os jogos da Copa do Mundo de Futebol, dei de cara com esta denominação para a Coreia do Norte. Dá para acreditar? Um país que é capaz de mandar para campos de concentração jogadores só porque não conseguiram ganhar uma partida? País, onde o povo não pode ver o jogo a não ser que o presidente assim o decida?
Meu amigo Elba me manda um e-mail com texto do Saramago e uma frase da Florbela Espanca.
A frase diz o seguinte: "Tão pobres somos que uma mesma palavra nos serve para esprimir a mentira e a verdade."
Quando vi a frase na hora me lembrei da infortunada Coréia do Norte. Um lugar onde não há liberdade e o povo passa necessidades muito grandes. Mas mesmo assim há quem ache aquele regime de governo algo a ser imitado. Como eu já disse antes, tem pessoas que estão desesperadas para abirem mão de sua liberdade. Só para não arcarem com a responsabilidade por suas escolhas. É a servidão voluntária.
Eu, sagitariana do primeiro decanato não consigo imaginar como alguém pode querer abrir mão de algo tão essencial como o ar que respiramos.
Saramago deixou Portugal e foi viver numa ilha. Se vivesse na Coreia do Norte não poderia fazer isto. Como se dizia antigamente, tem gente que cospe no prato que come.
Li dois livros dele . " O Evangelho segundo Jesus Cristo " e "Ensaio sobre a cegueira" Este último li rapidamente, o texto me prendeu. O primeiro li bem devagar, parecia ter que mastigar o texto.E tenho um outro livro dele ( A História do Cerco de Lisboa) que até hoje não consegui terminar de ler.

Florbela Espanca, poetisa portuguesa, vale a pena conhecer!
Por hoje, fico por aqui.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Papel manteiga e a odisseia do feijão guandu

Estive pensando por esses dias como quase não se usa mais papel manteiga. Agora é só plástico,chega a enjoar a gente todo dia despejar na lixeirinha da pia saquinhos e mais saquinhos. Sim porque não dá para colocar no reciclável saquinhos com resíduos de carne, peixe, gordura,etc.Mas o que fazer com as coisas que a gente traz do açougue,não é?Se alguém souber de um jeito que eu possa evitar isso,por favor me mande a sugestão.
Comprei no Mercado Municipal de Poços de Caldas o fubá de moínho de pedra.Quero fazer uma boa polenta ou angu como dizia minha mãe,mineira que nunca negou a raça. Comprei também uma canjiquinha de milho que deu um panelão delicioso de canjiquinha com frango desfiado( fica mais gostosa com coxinhas da asa de frango ou costelinha de porco). Mas como precisamos todos aqui na família fazer um certo regime, fizemos com peito de frango mesmo.E comprei também o feijão guandu ou andu.E depois do jogo Espanha e Suiça (que surpresa,não? torci até o final para a Espanha,mas ela perdeu - que pena!) fui para a cozinha fazer o arroz integral da marca Grings(ficou muito bom,bem cozidinho,como eu gosto) E pus para cozinhar na panela de pressão o feijão guandu.Mas sagitariana que sou,impulsiva,devia ter olhado antes na internet como se faz o danado.Resultado! Depois de quase uma hora abri a panela e o danado do feijão ainda estava duro. Os grãos deste feijão parecem continhas,redondinhas que são.Daí com a fome aplacada pelo arroz integral que comi puro, vim ver na internet como se faz o feijão guandu. E encontrei um blog de uma moça chamada Neide Rigo. Um blog maravilhoso! Cheio de informações ótimas. Não deixem de acessá-lo. O blog é http://www.come-se.blogspot.com/
Imperdível!
Então,estou eu aqui,já são quase 3 da tarde e não pude experimentar o tal feijão.Ele está lá no fogo,na panela de pressão... vamos ver no que vai dar.Há muito tempo comi este feijão na forma de um virado na casa da minha cunhada Cidinha,lá em Caçapava. Caçapava -cidade simpatia. Fica no Vale do Paraíba,entre São José dos Campos e Taubaté.É chamada também a terra da"taiada"
Para quem não sabe,taiada ( deve ter vindo de talhada) é um doce feito com rapadura,gengibre e farinha de mandioca No formato retangular.. Deve ser do tempo dos bandeirantes,imagino. Ou do tempo dos tropeiros.Se bem que, num vídeo que ganhei da Rose Villanova,minha amiga, astróloga, de Campinas, lá na comida de tropeiro consta muitos pratos feitos com feijão,mas não especifica nenhum.Mas imagino que naquele tempo deveriam fazer os pratos com os mais diversos tipos de feijão.
Bom,mas eu ia dizendo que a panela com o feijão estava no fogo. Quando me levantei daqui e fui dar uma olhada já senti o cheiro de queimado. Pensei: - ah,meu Deus,queimou e eu vou ter que jogar tudo no lixo!Mas não,pegou um pouco no fundo,mas deu para salvar boa parte. Ele fica um feijão sem caldo. Dai, eu fritei bacon com cebola numa frigideira, acrescentei umas 3 escumadeiras de feijão, farinha de mandioca e pronto! Pude comer meu virado de feijão guandu. E não ficou amargo,mesmo eu não tendo desprezado a primeira água de fervura. Mas, da próxima vez vou fazer seguindo a dica da Neide do blog Come-se.
Uma coisa é certa! Não é fácil conciliar uma vida de blogueira com a de dona de casa.Ainda mais de cozinheira. Sim, porque o cozinhar exige dedicação exclusiva! É só sair de perto e alguma coisa dá errado. É como marido.
Por falar em marido,no video da comida do tempo dos tropeiros tem a receita de um doce que se chama espera-marido. É um docinho inocente, leva leite ,ovos,açúcar, quer dizer, deve ser açúcar mascavo ou rapadura. Depois eu confiro e coloco aqui.Na verdade, não é tão inocente assim. Mas ,como dizia meu professor de Medicina Legal, tudo que é gostoso ou é pecado ou faz mal para a saúde. O jeito é ir pegando de leve....nem tanto ao céu,nem tanto à terra.
Meus amigos e minhas amigas,por hoje,fico por aqui.

domingo, 13 de junho de 2010

Que frio aqui em Águas da Prata!


Já faz algumas semanas estamos enfrentando noites bem frias aqui em Águas da Prata. E pela manhã,aqui da minha sala,vejo uma nuvem branca cobrindo a cidade lá embaixo. Nem consigo ver a igreja com sua torre. Mas eu adoro este frio! Basta a gente se agazalhar bem e pronto!Nestes dias em que além do frio, teve vento, daí foi necessário um cachecol.Aliás, teve dias que exigiam gorro,luvas,botas e cachecóis! Uma maravilha! E a casa,estando toda ela fechada fica bem quentinha! E haja canjiquinha bem quente para a gente tomar com pedaços de queijo branco!
Poços de Caldas,que fica a meia hora de carro daqui, por uma estrada ótima, estava bastante fria ontem também.Fui lá com minha irmã visitar as lojas de cristais e de malhas.
Hoje tem um evento na Praça Nossa Senhora da Aparecida, aqui em Águas da Prata. Vai ter barracas de artes plásticas, artesanato, comidinhas, dança, capoeira,música. E tudo dentro de um verdadeiro espírito ecológico! Nada de sacolas plásticas! Vou lá dar uma olhada e prestigiar a iniciativa da Rede Social. Aliás,se você procurar na internet por Rede Social, você fica sabendo dos próximos eventos.
Águas da Prata tem poucos mendigos. Fico pensando no frio que eles devem sentir. Se bem,que hoje em dia, eles recebem cobertores,agazalhos, e tem os albergues. Uma coisa que não entendo é porque certos mendigos detestam os albergues.Pode ser que prefiram a liberdade das ruas!
Ah,a liberdade! E tem tantos que estão loucos para se livrarem dela! Porque a liberdade faz surgir a responsabilidade pelo nosso destino. E muitas vezes preferimos atribuir a outras pessoas a responsabilidade sobre nossas vidas.Assim não temos que nos sentir culpados pelas nossas escolhas.
Águas da Prata tem muitos cachorros de rua. Na maioria bem alimentados. Tem um pessoal informalmente organizado que cuida de socorrer os bichinhos, conseguindo adoção para eles.
Atualmente estou alimentando uma cadelinha preta e branca que fica ali perto do Posto Shell.Ela deve ser mistura com fox . Está bem magrinha e muito assustada.Anda com o rabo no meio das pernas. Me disseram que está prenha. Se ela ficar mansinha,perder o medo,há chance de mandar castrá-la. Estou fazendo um trabalho de aproximação com ela. Depois dela dar cria,é hora de mandar castrá-la. Ela já conhece o meu carro.Ontem,não quis saber de comer toda a ração que levei para ela. Devia estar com a barriguinha cheia. Ontem era dia de funcionamento da praça de alimentação que tem ali perto das fontes de água mineral. Ela deve ter conseguido comer alguma coisa.
Estou por fora da Copa. Só não vou perder o jogo do Brasil.
Por hoje fico por aqui.