terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Vacas pastando placidamente na Praça de Águas da Prata




Já disse anteriormente aqui, que nesta cidade vacas e cavalos andam soltos pelas ruas, pastam nos terrernos baldios e comem a grama da praça aqui defronte a minha casa.
Hoje, à noite quando saí para guardar o carro na garagem havia várias vacas se fartando nos canteiros da praça, uma inclusive estava deitada e quando viu o flash da minha máquina fotográfica levantou-se.
Tem um poster da Elis Regina em que ela fala das cabras pastando solenemente no jardim.
Aqui em Águas da Prata,eu digo que vacas pastam placidamente na Praça Moneda.
Tem o lado pitoresco.Tem o lado negativo.São os carrapatos que elas espalham na grama.
Não é à toa que aqui nesta cidade há tantos casos de cachorros morrendo com a doença do carrapato.Alguns, escapam , graças a presteza de seus donos que acodem logo ao notarem os animaizinhos jururus, sem vontade de comer...
Como diz aquele ditado: Nada é perfeito.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Presentes de Natal


Quem me conhece sabe que sou fã do Calligaris, psicanalista que escreve na Folha de S.Paulo,todas as quintas-feiras.

Em dezembro do ano passado, ele escreveu um artigo chamado Presentes de Natal.Guardei este artigo para mostrá-lo a algumas pessoas.Na verdade, acho que não tive oportunidade de cumprir meu intento. Não encontrei pessoas interessadas em lê-lo para que pudéssemos comentar o assunto. Vou fazê-lo aqui.Quem sabe, alguém tira proveito.

Calligaris fala nesse artigo de um livro chamado "Scroogenomics -Why You Shouldn!t Buy Presents for the Holidays", do professor Joel Waldfogel, da Universidade da Pensilvânia.

Segundo Calligaris,o livro defende a tese de que o Natal é uma calamidade econômica,durante a qual nossas sociedades , a cada ano, destroem riquezas consideráveis .

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Calligaris lança a pergunta: por que oferecemos presentes? Para produzir a maior satisfação possível ao presenteado, para fazê-lo feliz. Esta seria a resposta óbvia,mas ele vai fazendo mais considerações muito interessantes , as quais podem ser encontradas na internet.Basta procurar no google.

Mas quero deixar registrado aqui o final do artigo.Para que possamos refletir.


"Quando alguém que amo (e que me ama) me oferece um presente não espero receber aquele objeto que quero e procuro há tempo - claro,vou gostar de receber isso,e vai ser uma festa,mas, cá entre nós, esse tipo de coisa posso encontrar e comprar sozinho.De quem me ama, espero muito mais: espero receber algo que, até então,literalmente, eu não sabia que eu queria.O verdadeiro presente é aquele que me revela meu próprio desejo."


Pensar sobre isto é instigante. Tenho pensado seriamente neste assunto .Convido você a pensar também.
em tempo: meu presente de Natal para os seguidores do meu blog é esta foto aí em cima,que tirei com meus poucos recursos técnicos ( de grande mesmo só o interesse e a boa-vontade).É a foto da glória-da-manhã cor-de-rosa,meio mesclada,é verdade.Já vi das totalmente pink mas ultimamente aqui em Águas da Prata não tenho visto. Esta foto foi tirada de uma mudinha que consegui numa de minhas incursões pelo Jardim das Paineiras junto com minhas amigas Sandra e Lorelai. Do carro,Sandra viu esta plantinha no chão.Paramos e ela com todo o cuidado de uma virginiana pegou a mudinha e ainda umas sementes caídas no chão.Plantou a mudinha numa floreira e agora estou mostrando a foto das flores para vocês.Pensando bem, que presente lindo a Sandra me deu quando plantou esta mudinha pra mim!Presentes podem ser assim.Fruto só do carinho e atenção de quem observa a gente e pode descobrir o que nos alegra o coração.Sandra é uma destas amigas.Que riqueza ter amigos! Sinto-me uma pessoa muito afortunada porque tenhos amigos e amigas maravilhosos!