sábado, 30 de abril de 2011

Feira do LIvro de Poços de Caldas -FLIPOÇOS

Hoje começou a FLIPOÇOS.Quem  quiser ver a programação completa pode pegar na internet.
Várias atrações . Lançamentos de livros, palestras de escritores.,eventos gastronômicos,musicais,etc.
O escritor Inácio de Loyola Bradão,na terça -feira  vai estar lançando o livro "Biografia de Ruth Cardoso."
Também vem o escritor Rubem Alves que  sempre lota o auditório. A palestra dele vai ser na URCA,na sexta-feira.  . Vem O Laurentino Gomes que escreveu o livro " 1808". Vem também o cantor Lobão.
 O dia mais concorrido será o sábado com a presença do jornalista Luis Nassif e do escritor Ariano Suassuna, o autor de "O Auto da Compadecida". Além de muitos outros.
Neste sábado, a Feira contou a presença de Frei Beto.
A entrada é franca,pede-se apenas a doação de um livro em bom estado.Entendi que não pode ser livro didático.
A feira termina  na manhã do dia 08.
A homenagem desta vez vai para Tatiana Belinki, escritora  de livros infantis, responsável por programas infantis na TV.
Tem programação variada para todos os dias.
.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

"The Passenger" filme no cineclube Águas da Prata

Nesta sexta-feira ,30 de abril,às 20 horas, no cineclube do Hotel Prata,  poderemos ver o filme "The Passenger", dirigido por Antonioni.
O título em português é "Profissão Repóter"
Professione: reporter Poster

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Boa notícia!! Sacola ecológica !

Não é específicamente noticia de Águas da Prata. Mas andei  lendo nos jornais deste fim de semana muita coisa  boa. Uma delas é a sacola ecológica..  Segundo o noticiado estas sacolas se degradam   em dois meses  na natureza.
Em São João da Boa Vista comprei pão que veio numa sacola cujo material degrada em  um ano e meio. Oque  já é um avanço. Aqui em Águas da Prata  na frutaria do seu Paulo já vi destas sacolas ..

No Estado de São Paulo, um acordo entre o governo e supermercados prevê o uso de sacolas plásticas só até o fim do ano. As sacolas plásticas levam 200 anos para se degradarem na natureza.

O Estado de São Paulo será o primeiro  estado do país a banir as tais sacolas tão nefastas ao meio ambiente.Pelo menos nos supermercados.

Torçamos para que as lojas sigam o mesmo exemplo.

As atuais sacolas plásticas serão substituídas por embalagens ecológicas, confeccionadas com uma espécie de "plástico verde" biodegradável  feito de amido de milho.
Cada sacolinha de amido de milho  vai custar R$0,19 e será vendida nos caixas.

Segundo a Folha de S.Paulo, algumas cidades brasileiras já adotaram projetos para restringir o uso de sacolas plásticas.Belo Horizonte, Rio e Jundiaí.

Países como a França e Itália  só autorizam o uso de sacos biodegradáveis.
Alemanha,Dinamarca, Irlanda, África do Sul , partes da Austrália e China proíbem a distribuição gratuita de sacolas, o que desestimula o uso.

.Bangladesh probiu o uso destas sacolas plásticas em 2002, porque  se descobriu que o entupimento de bueiros por sacos plásticos causou grandes inundações no país.

Aqui em Águas da Prata, vamos torcer para que os comerciantes passem a fazer uso destas sacolas ecológicas.À medida que eu for sabendo, eu noticio aqui com o maior prazer.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Atos de amor

Gosto muito de conversar com as pessoas e ouvir suas histórias.
Hoje, no Correio,tive o prazer de conhecer uma moça chamada Marli,manicure aqui em Águas da Prata.
Ela  me contou que muitas vezes mandava comida para o pai dela que morava em Campinas. Ela disse que chegou a mandar peixe pelo Sedex 10 (mais rápido).E que ainda encheu de alecrim para que a funcionária do Correio não percebesse.Ela mandava congelado dentro de um isopor e assim chegava ao destino em condições para que o pai dela saboreasse o que ela tinha mandado.Era carne moída com quiabo, doce.... .
Ela me disse que o pai dela já faleceu.Eu me despedi dela, desejando-lhe boa Páscoa e lhe dizendo que o que ela fazia era um ato de amor. Que o pai dela já se foi, mas o coração dela está em paz.
Porque ela fez o que estava ao alcance dela.
Às vezes ficamos muito exigentes conosco. Achamos que precisamos praticar atos de heroísmo como as personagens dos livros de aventura. Ou que precisamos praticar atos de martírio para merecer o Céu.
Penso que as coisas importantes podem ser simples também.
A carninha moída com quiabo que ela deve ter feito com tanto carinho chegou ao destino e fez um velhinho se sentir mais confortável por alguns instantes...
Marli foi uma boa filha.Deve ser uma boa mãe também.Não sei mais nada dela. Mas vou procurar saber.
Mas mesmo que não venha a saber mais nada dela, o dia de hoje já me trouxe sua dádiva. Tive contato com um ser humano de verdade. Capaz de um carinho ... de uma atenção... às vezes o que nos é ofertado como oportunidade é fazer um ato carinhoso, amoroso... mesmo que seja um simples quiabo com carne moída.
Que saibamos aproveitar estas oportunidades!
A Páscoa está aí. Época de renascimento. Renascimento de um interior mais amoroso, carinhoso.... devotado.. respeitoso...

segunda-feira, 11 de abril de 2011

20 Dicas para Viver Bem

Recebi por e-mail estas dicas que vou deixar aqui .

1- Um copo de suco de laranja todo dia
2- Salpicar canela no café
3- Trocar o pãozinho tradicional pelo pão integral
4- Mastigar os vegetais por mais tempo
5-Adotar a regra de comer só 80% do que comia antes
6- Fazer refeições coloridas como o arco-íris
7- Comr pizza, macarronada ou qualquer outra coisa com molho de tomate
8- Limpar sua escova de dentes ou trocá-la regularmente
9- Realizar atividades que fortaleçam a mente(quebra-cabeças,palavras-cruzadas, aprendizado de idiomas)
10- Usar fio dental e não mastigar chicletes
11- Rir
12- Não descascar frutas e legumes com  muita antecipação
13- Ligar para seus parentes de vez em quando
14- Desfrutar de uma xícara de chá
15- Ter um animal de estimação
16- Colocar tomate ou verdura fresca no sanduíche
17- Reorganizar a geladeira
18- Comer como um passarinho
19- Comer uma banana por dia
20- Comer chocolate
Eu podeira ter colocado a explicação mas ficaria longo o texto.Acho que esta lista fica mais fácil de ser guardada , ou melhor, ser fixaada na porta da geladeira, para poder ser vista com facilidade.

Além dessas dicas havia também a recomendação para PENSAR POSITIVAMENTE
SER SOCIÁVEL
CONHECER A SI MESMO.

Se alguém quiser maiores detalhes, é só pedir em Comentários (no final do texto) que eu coloco oportunamente

sábado, 9 de abril de 2011

Oração do Dia

Deus, Pai Todo Poderoso, livrai-me de fazer do meu cão o meu falus.
Amém!

quinta-feira, 7 de abril de 2011

De gente e de animais



Tive um professor de filosofia no curso clássico que se chamava Padre Corrêa. Ele era amado por toda a classe.Um aquarinao com uma mente cem anos à frente .Ele disse uma frase que nunca esqueci.
Devemos ser sensatamente bons. A  bondade sem bom senso é estupidez.Muita gente é insensatamente boa  porque é a unica maneira que tem de chamar a atenção.É bondade doentia.É sintoma de infelicidade.

Por que falo isso ?

Porque tenho notado a existência de um tipo de gente que  não tendo uma vida afetiva muito rica, para não dizer muito pobre, dá  mais valor aos animais que aos seres humanos.Não é um tipo exclusivo daqui.Prolifera em toda parte.  Mas principalmente em lugares pequenos.É uma  maneira de ser alguma coisa já que o lugar não oferece muitas oportunidadades para se destacar..
 . Eu acho que devemos  dar valor a tudo de bom que nos cerca. Seja bicho, seja planta, seja montanha, seja um canteiro de flores, seja o nosso vizinho amável, seja o varredor de rua , seja o prefeito da cidade.Enfim , tudo que é bom merece  nosso olhar amoroso.

 Mas voltando ao assunto  dos animais,  ouvi de uma senhora, certa vez que ela achava os cachorros melhores que os homens. Ela devia ter lá suas razões para dizer isso. Claro que não concordei  mas continuamos amigas até hoje.

A pessoa que começa a recolher animais na rua e com isso prejudica os vizinhos por exemplo, ela está demonstrando claramente que não se importa com seu próximo . Sob o ponto de vista dela, está sendo uma  pessoa bondosa.  Mas é  uma bondade insensata. E egoísta porque leva em conta só o prazer dela.O outro,o próximo, este que se dane!

Geralmente, pessoas que desenvolvem esta bondade insensata estão transferindo  sua afetividade para animais ou coisas.Porque é muito mais fácil amar um cachorro que um  ser humano . O  ser humano pode nos rejeitar, pode nos trair, pode nos maltratar, pode nos abandonar,mas o  cachorro não.Está sempre ali dependendo de nós.
Ah! como é bom ter alguém dependendo de nós,pensam estas pessoas.

Na maior parte das vezes pessoas que resolvem carregar a bandeira da defesa dos animais, quando fazem isso de forma extremada, revelam problemas psicológicos graves. Carências muito grandes, dificuldade de relacionamento com outras  pessoas. São pessoas infelizes.  E não me admira que sejam capazes de dar mais importância aos bichos que às pessoas.Lógico! Se elas lançaram mão daquela bandeira exatamente porque o setor relações humanas anda muito mal! Encontram uma maneira de se vingar das pessoas usando os animais como escudo.Não é amor aos animais , é ódio às pessoas..Este o verdadeiro motivo que está debaixo de certas atitudes extremadas.

Pessoas saudáveis psicoligicamente são capazes de ter amor aos animais sem preterir o ser humano.

Por exemplo, tem gente que acha certo eu não poder andar por determinada rua porque lá tem uma cachorrinha que é uma coitadinha, velhinha e que até já  teve câncer. Só que mesmo assim ela avança em mim quando por ali passo com minha cachorrinha. Ora, o certo seria esta cachorra ser adotada por quem se compadece muito dela ou que tira proveito dela por ela vigiar a frente da casa por exemplo.  Mas "o amor " destas pessoas como ele não é saudável, como ele é patólógico e consequentemente não pode ser acompanhado de sensatez,  não é suficiente  para  tomar medidas eficazes e racionais para resolver o problema. Então para estas pessoas a coisa fica assim:  não passe por essa rua. Aonde está a solidariedade humana? Aquele trecho da rua virou propriedade particular. O cidadão que também paga imposto, que quer desfrutar da beleza do lugar, este não não conta. O direito de ir e vir  deste cidadão  fica prejudicado por um animal cujo dono não cuida dele.

Qual seria a medida sensata? Quem gosta da tal cachorra que fica na rua investindo contra carteiros,ciclistas, passantes com seus pets, deveria recolhê-la, mantê-la dentro de casa, ou no seu quintal. Não. O amor destas pessoas só chega ao ponto de dar comida ao animal e deixá-lo dormir na rua e  ficar por ali até o dia de sua  morte.
Confesso que tenho dó dessa cachorra. Velha , doente e não tem ninguém que quer adotá-la.
Mas tenho muito mais dó das pessoas que acham  que está tudo muito certo do jeito que está. Porque estas pessoas devem estar muito mal resolvidas emocionalmente. A vida afetiva delas deve ser miserável.


Em tempo: enquanto escrevo, ouço o cantar matutino de um pássaro que não sei qual é. Esse canto me faz tanto bem! A despeito de algum desgosto que possamos ter em nossa vida, Deus está aí , manifesto nesta beleza que arrebata nossos sentidos e faz desta vida um tempo bom e deste mundo um bom  lugar.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Mata-mato na mata ciliar!


Em minhas caminhadas vou observando as plantas ao meur redor. Gostaria de só ver coisas bonitas.

Mas desta vez vi uma coisa que me deixou muito triste.Haviam passado mata-mato em toda a beira de um córrego que existe entre a Praça Moneda e a Rua Zezé Cabral Nogueira.

Ora, meu Deus, eu nem sei se aquele corregozinho é protegido por lei. Havia dois homens no local, certamente os mesmos que colocaram veneno para desbastar o mato.

Eu já acho que numa cidade que é estância hidromineral deveria haver uma lei proibindo o uso de mata-mato.E ainda usar este veneno à beira de um curso dágua... num local onde dizem que brota água a poucos menos de profundidade!.Ou seja,o lençol freático já está contaminado por este veneno, com certeza!

E tem gente aqui que tem poço no quintal. Poço aproveitando mina existente que é o que tem muito por aqui.Essa água de poço deve estar contaminada.

A Prefeitura, penso eu, jogou muitas pedras de grande tamanho sobre uma vala que minava água.
 Agora a água escorre pela praça Moneda. Já  vi um casal de moradores atravessando uma rua que fica mais para cima com uma pá  de lixo  na mão  e jogando cocô de cachorro por cima destas pedras.... quer dizer.... eles querem ter seus cachorrinhos  poodles , realmente engraçadinhos, mas o cocôzinho deles não. Jogam na rua para ir poluir também o lenço freático ... ou seja, é triste ver atitudes como esta. O que está no espaço público não merece respeito .Pode virar lixo... fossa,,,, esgoto....
Muito triste.
O problema do Brasil é que fazemos das questões públicas assunto particular. A ser tratado em  segredo na intimidade  das pessoas. E o particular ( o cocô de cachorro , por exemplo) este vira coisa pública.
É aquela história  do " que venha  tudo ao nosso reino.. e ao vosso reino nada". Para  mim, no recinto do meu lar, o melhor... na rua, na praça, no local público,o pior.
Com esta falta de  respeito pelas coisas públicas,como podemos querer um país  melhor? Mesmo os políticos honestos  bem intencionados (que existem!) ficam em situação difícil para administrar bem uma cidade.
Precisamos analisar nossos atos, corrigir o rumo de alguns, se quisermos um mundo melhor para nós e para nossos descendentes!
Uma cidade é o resultado da somatória das consciências de seus moradores. Se não amplianos  nosso campo de consciência, vamos ver minguar cada vez mais nossas possibilidades.

NÃO POSSO DEIXAR DE REGISTRAR AQUI NO ENTANTO COMO FICOU BONITA A PRAÇA MONEDA DEPOIS QUE FOI CORTADA A GRAMA.
O PREFEITO TEM CUIDADO BEM DA PRAÇA.
SÓ FALTA AGORA A VARRIÇÃO SER FEITA COM MAIS REGULARIDADE E AS PESSOAS COLABORAREM TAMBÉM!

domingo, 3 de abril de 2011

Águas da Prata continua linda!



Águas da Prata é uma cidade bastante arborizada. As pessoas gostam de plantar flores nos jardins.E algumas tem um cuidado todo especial com as árvores que ficam defronte às suas casas.
Na Avenida Eduardo Lírio,me chamou a atenção esta primavera ou bunganville como outros a chamam.
Fiz questão de fotografar e postar aqui.
A linha de trem  está rodeada de paineiras todas floridas nesta época.
Daqui até Poços de Caldas, a  mata está salpicada de paineiras em flor. Um espetáculo para nossos olhos e uma alegria para nosso coração.
Ano passado, por esta época, quando houve a Feira Literária de Poços de Caldas, a estrada estava rodeada de capim- gordura com suas flores de um rosa muito lindo.Este ano não esto vendo capim-gordura florido. Com certeza ainda vamos ver.A natureza tem destas coisas. Não é tão regular  como podemos pensar.Ou então tem uma regularidade imperceptível aos olhos apressados.

À medida que for encontrando árvores bonitas vou fotografando e colocando aqui no blog para deleite de todos.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Acarajé em Poços de Caldas

Neste último domingo,fui com minhas filhas a Poços de Caldas. Aos domingos,na Praça dos Macacos, tem uma grande feira lá.. Muita malharia, muita bordado, enfeites, roupa para cachorro.E claro, tem as barracas de doces e salgados. Tem uma que vende um doce de paçoca feito na hora que não tem o que chegue para tanto público. E tem a barraca do acarajé.Desta vez, fui prevenida.Levei a máquina fotográfica e procurei saber o nome da barraca. Tem duas barracas que vendem acarajé. Mas a barraca do Roque e da Rita é de fechar o comércio,como se dizia antigamente. O Seu Roque, pessoa muito simpática, toma conta da massa do acarajé.Já o rapazinho que trabalha com ele é que serve o público. É delicioso o acarajé desta barraca.
Sugiro a quem aprecia a comida baiana a ir experimentar. E com pimenta e tudo!

Pena que minha amiga francesa Lydia tenha vindo só na quarta-feira. Como a feira de Poços só funciona aos domingos, ela não pôde experimentar esta iguaria deliciosa. Porque nós brasileiros quando recebenos estrangeiros em nossa casa devemos oferecer a eles o que é genuinamente brasileiro. Ou seja, feijoada (mas ela é vegetariana), nosso frango com quiabo, esses pratos todos bem típicos de nosso país. E é claro,nossos doces e  nossas frutas. O abacaxi , a banana, a pitanga, a goiaba, a jabuticaba!
Levei Lydia para conhecer o Recanto Japonês (ela adorou!)  e o mercado muncipal de Poços de Caldas.Ela deve ter achado interessante porque andou tirando algumas fotos por lá.Dei-lhe de presente duas garrafinhas de nossa cachaça, sendo Salinas uma delas. Não entendo nada de cachaça mas me disseram que a Salinas é boa e uma tal de Paiolzinho...
Mas um dia foi pouco. Gostaria de tê-la levado para conhecer a Cascatinha ,o Bosque com suas fontes e barracas de pamonha,bolo de  milho, etc.
Estas fotos que estou postando são da barraca do seu Roque  lá da Praça dos Macacos.