sábado, 13 de agosto de 2011

Águas da Prata está desprotegida

Nesta terça-feira, a Câmara Municipal de Águas da Prata, aprovou por 5 votos a 2 , a revogação de uma lei que regulava o uso do espaço urbano  municipal.Votaram a favor da revogação os vereadores : Cida,Miltinho, Coalhada , Massuia e Lena, como são conhecidos popularmente.Votaram contra os vereadores  Moreira e Clodoaldo.Absteve-se o vereador Reginaldo.
O que significa a revogação da tal lei? Que amanhã, ao lado de sua casa, ou na frente, poderá fucinonar um estabelecimento comercial ou industrial que lhe traga problemas de poluição em geral , além de riscos à segurança.Ex. um depósito de gás, um lava-jato, uma casa noturna, um depósito de produtos inflamáveis, etc.Com a existência da lei, qualquer empresário, antes de abrir o seu negócio precisava ter a concordância de 60% dos moradores do entorno.Agora,não mais.
Por isso digo que a Prata está desprotegida.Como não temos um plano diretor (me disseram que é caro) esta lei era o que tínhamos para evitar a descaracterizaçao de um bairro residencial. Ou que se espalhassem pelo município comércio ou indústria que trouxessem  riscos à segurança ou saúde da população. E á paz de espírito também. Agora,  os habitantes da Prata estão sem esta proteção.
Como estamos numa democracia, precisamos acatar a decisão da Cãmara.
Esperamos que o Prefieto vete a decisão da Câmara. Se esta for mantida, cabe aos habitantes da Prata, promoveram uma ação popular no sentido contrário. Ou seja, o de manter em vigor a lei sobre ocupaçção do espaço urbano.

Na edição anterior, disse que estava triste porque é triste ver uma cidade andar para trás.
Agora estou mais triste ainda.
Quando terminou a votação na Câmara eu me levantei e me dirigi à saída do recinto.No corredor, algumas poucas pessoas comemorava.Um senhor mais afoito chegou a dizer:" Ganhamos! Só teve dois vereador cuzão"" (palavras dele).Ele se referia aos dois vereadores que votaram contra a revogação da lei de ocupação do solo urbano.
Só não tive como conter pensar em voz alta  : Que nível, meu Deus!

Agora eu pergunto. Não tenho razão para estar triste?
Uma lei é derrubada para atender aos interesses de um único cidadão que tem um prédio grande num  bairro residencial  e no qual quer promover shows . Claro que a população , inclusive a de baixa renda, tem direito ao lazer. Mas este tipo de estabelecimento pelo próprio impacto que provoca  quando da realização de eventos, deve ficar em local mais ermo, geralmente em beira de estrada , onde o trânsito e estacioamentos de veículs podem  ocorrer sem maiores transtornos às pessoas que moram nas  proximidades.
Mas a  maioria dos vereadores da Prata  não quis assim.
Com todo o respeito, só posso dar-lhes os meus pêsames!

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Não falei dos ipês, das mangueiras...

Estou surpresa comigo mesma. Tenho visto os ipês floridos ao  mesmo tempo que as paineiras(sim, algumas paineiras estão florescendo agora) e também as mangueiras carregadinhas de flor. A beleza e o perfume são um deleite!
Digo, estar surpresa comigo mesma porque sempre falo disso aqui. Talvez seja uma certa melancolia que me assaltou nestes últimos  meses. A gente fica triste quando vê uma cidade andar para trás.
Mas não vou falar de tristezas. Tem muita coisa boa neste mundo, tem muita gente bacana para que a gente fique muito tempo melancólica. Há sempre um  raio de sol atingindo a todos.... Deus não discrimina!