domingo, 30 de novembro de 2014

Receita n. 2 de pratos à base de azedinha - Molho de azedinha

                                      Molho de Azedinha

Patricia Wells em seu livro "Cozinha de Bistrô" ,  diz que esta é uma receita básica. Pode ser usada como molho ,como verdura,como  base para sopas e omeletes ou misturada com espinafre.

250 g de azedinhas frescas - 1 colher ( de sopa ) de manteiga sem sal- 1 colher (de sopa) de crème fraîche ou creme de leite grosso - sal e pimenta- do-reino moída na hora

1- Se as azedinhas não forem novinhas, retire as nervuras e os ramos. Lave as folhas em água corrente e seque-as.
2- Numa frigideira de aço inoxidável, em fogo baixo ,junte as azedinhas e a manteiga. Mexa de vez em quando até que as folhas comecem a murchar. Quando tiverem largado quase todo o líquido , junte o creme de leite, misture bem e deixe cozinhar até que todas as folhas murchem e tempere com sal e pimenta -do -reino a gosto. Sirva imediatamente. Rende 4 porções.


A azedinha é riquíssima em resveratrol. Segundo uma pesquisa feita pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tem dez vezes mais resveratrol que o vinho tinto ( aquela substância que faz bem ao coração).

Mas um alerta : tem muito oxalato de cálcio... pessoas que produzem muitas pedras nos rins devem evitar comer azedinha ou tomar cloreto de magnésio que regula o cálcio no nosso organismo.

sábado, 15 de novembro de 2014

Pratos à base de azedinha - Sopa de Azedinha

                                    Sopa de Azedas à Poitou  (Soupe à  L´Oseille)

250 g de azedas frescas, sal e pimenta - do- reino moída na hora, 500 g de batatas, descascadas em cubos, 2 ovos grandes,3/4 de xícara ( de chá ) de crème fraîche ou creme de leite  grosso.

Se a azeda for muito nova , é preciso tirar as nervuras centrais e os talos. Lave-a em água corrente, deixe-a de molho e escorra muito bem , sacudindo a peneira, se necessário. Aí é que você vai tirar os talos e as nervuras centrais.
Numa panela grande , de aço inoxidável, misture a azeda e 1 colher (de chá ) de água. Leva ao fogo baixo, mexendo de vem em quando para que as folhas murchem. Cozinhe até que seque a maior parte do líquido.
Junte 1,5 de água , sal e pimenta- do - reino ( a gosto).Deixe ferver. Acrescente as batatas e cozinhe em fogo  baixo até que elas estejam macias ( 15 a 20 minutos ) . Para uma sopa rústica , sirva-a assim mesmo; se quiser mais fina , passe -a em pequenas quantidades pelo liquidificador.)
Numa sopeira escaldada, misture bem os ovos e o crème fraîche . Junte uma concha de sopa batendo   para misturar bem. Acrescente a sopa restante . Misture e sirva imediatamente.
Rendimento: 4 a 5 porções.

Tirei esta receita do livro "Cozinha de Bistrô", de Patrícia Wells.  A autora apresenta as receitas de maneira bem detalhada e com uma generosidade muito grande. É daquelas pessoas que querem realmente passar adiante as boas coisas que conheceu na vida.  Nesse  caso, ela nos transmite as delícias que apreciou em suas viagens pela França.
Noto que a autora sempre fala em sopeira escaldada. Deve ser para que a sopa permaneça quente ou talvez se deva ao fato de na França fazer bastante frio. A conferir.

Pretendo postar posteriormente a receita do molho de azedinha e do   frango assado com azedinha.