Molho de Azedinha
Patricia Wells em seu livro "Cozinha de Bistrô" , diz que esta é uma receita básica. Pode ser usada como molho ,como verdura,como base para sopas e omeletes ou misturada com espinafre.
250 g de azedinhas frescas - 1 colher ( de sopa ) de manteiga sem sal- 1 colher (de sopa) de crème fraîche ou creme de leite grosso - sal e pimenta- do-reino moída na hora
1- Se as azedinhas não forem novinhas, retire as nervuras e os ramos. Lave as folhas em água corrente e seque-as.
2- Numa frigideira de aço inoxidável, em fogo baixo ,junte as azedinhas e a manteiga. Mexa de vez em quando até que as folhas comecem a murchar. Quando tiverem largado quase todo o líquido , junte o creme de leite, misture bem e deixe cozinhar até que todas as folhas murchem e tempere com sal e pimenta -do -reino a gosto. Sirva imediatamente. Rende 4 porções.
A azedinha é riquíssima em resveratrol. Segundo uma pesquisa feita pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tem dez vezes mais resveratrol que o vinho tinto ( aquela substância que faz bem ao coração).
Mas um alerta : tem muito oxalato de cálcio... pessoas que produzem muitas pedras nos rins devem evitar comer azedinha ou tomar cloreto de magnésio que regula o cálcio no nosso organismo.