quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Depois da ação de um homem-bomba

Estou lendo o livro "Homem em Queda ",de Don De Lillo .Na página 19, tem um trecho sobre algo que acontece quando se efetiva a ação de um homem-bomba.Transcrevo abaixo:


"Nos lugares onde isso acontece,os sobreviventes , as pessoas que estavam perto e ficam feridas,às vezes , meses depois, aparecem uns calombos nelas,por falta de termo melhor,e aí vão ver e descobrem que a causa é fragmentos, fragmentos mínimos do corpo do terrorista suicida.O corpo dele é reduzido a pedacinhos,pedacinhos minúsculos,e fragmentos de carne e osso são lançados com tanta força e velocidade que se cravam no corpo das pessoas que estão por perto. Dá para acreditar? Uma estudante está sentada num café.Ela sobrevive ao ataque.Então, meses depois, encontram essas, sabe,pelotinhas de carne, carne humana que entrou na pele dela.Chamam isso de estilhaço orgânico."


É horroso ler isso. Mas é preciso que se leia .Tem gente que alega não ter estômago para ler uma coisa destas. Posso estar errada,mas esta é uma forma bastante cômoda de não tomar conhecimento do horror. Para mim são pessoas que vivem na ilha da fantasia e não querem ser incomodadadas.Incomodadas no seu modo bastante confortável e alienado de viver.



Ano passado ,li o livro "O coração das trevas",livro no qual foi baseado o filme "Apocalipse Now" eu jurava que iria encontrar lá uma frase dita pelo coronel Curtis , que tinha certeza havia no filme. A frase mais ou menos assim (faz tantos anos que vi, não tenho certeza das palavras) : Precisamos de homens de bem capazes de enfrentar o horror.....

Vi este filme na década de 70, acho que no início,se não me engano.Mas não esqueci esta frase.

E eu acho que ela nunca esteve tão atual e verdadeira. Porque homens de bem,há muitos. Mas capazes de enfrentar o horror, são poucos. Talvez por isto,vemos o mundo caminhando para o fim sem que vislumbremos no horizonte qualquer esperança .Talvez, também, as coisas não estejam tão terríveis assim e tudo acabe tomando uma direção diferente de uma extinção completa da civilização atual. Digo, talvez,porque as opiniões muitas vezes refletem um superego muito forte e severo .Mesmo quando estamos falando racionalmente, nossos sentimentos delizam por baixo de nossas opiniões. Então nesse caso, vale a tentativa de cada um de nós, de, sempre que possível, cometer uma boa ação, ser atencioso, carinhoso, gentil com alguém, mesmo que desconhecido.Porque com certeza quem receber o gesto carinhoso vai ficar com um sentimento melhor dentro de si e quem sabe este sentimento não vai adoçar seus pensamentos?

Quem trabalha na área social,lidando com a violência que grassa nos lares, sabe que é quase impossível uma pessoa criada num ambiente de constante violência, safar-se da sina de ser mais uma a praticar violência.Como fica a cabeça de quem sofre maus tratos o tempo todo? Essa pessoa , se isto acontece desde a tenra infância, vai ter um olhar contaminado para o mundo e as pessoas. Um olhar contaminado pelo ressentimento, pela amargura.

As pessoas precisam ter contato com a beleza. A beleza do mundo pode ser expressa num gesto de atenção, de carinho, de gentileza.

Para mim, o terrorista é alguém que perdeu a capacidade de ver a beleza. A beleza então só pode ser usufruída no paraíso.Mas nós cristãos, temos aquela frase tão bonita de Cristo: " O reino de Deus se debruça sobre o mundo, mas vós não o percebeis"O paraíso pode ser aqui, o jardim do Edem pode ser aqui mesmo. A prática do Evangelho é um caminho. Para os cristãos, é o caminho.Mas em todas as religiões há indicação do caminho para o paraíso. Paraíso que pode ser aqui na Terra mesmo, sem necessidade da morte para ser alcançado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário