segunda-feira, 30 de maio de 2011

Ainda sobre o mata-mato na Praça Moneda

Disse na postagem do dia 26 que o senhor que aparou a grama tirou os tufos de mato que nascem ao longo da guia da Praça Moneda. Engano  meu. Ele não usou a máquina para cortar os tufos e deve ter jogado mais mata-mato  nestas plantinhas que insistem em nascer rente às calçadas da praça.E eu não vi, mas o passeio no meio da praça está totalmente amarelo. Mais mata-mato? Como disse, não fiquei em minha casa o dia todo e não pude constatar se colocaram ou não. Mas que há 10 dias atrás colocaram isto eu vi e fotografei.

Não sou uma pessoa obsecada por assuntos desta natureza. Antes da palavra ecologia existir, meus pais me ensinaram a dar valor às coisas dadas pela natureza e às coisas feitas pelo Homem. Falo isso, porque devemos combater as ofensas ao meio ambiente de forma razoável, sem paixão. A paixão cega a nossa visão.
 Mas uma vez tive a oportunidade de ter em mãos a bula do produto. Essa bula  trazia tantas recomendações que cheguei à conclusão que um produto daquele não deveria nem ser fabricado.
E considero completamente fora de propósito que seja usado numa cidade que tem a água como sua maior riqueza e atração turística.
No meu modo de pensar , a Câmara Muncipal deveria fazer uma lei proibindo terminantemente o uso de mata-mato neste Município.
Sei que devem existir leis sobre este assunto. A própria Monsanto ,fabricante do produto, informa que não deve ser usado em espaços urbanos.
Mas numa reunião no Balneário,ouvi do representante da Ferrovia que eles usam o mata-mato não agrícola. para  fazer a limpeza no entorno da linha de trem.  Não deu para entrar em detalhes, mas suponho que deve ser um produto mais fraco do que o indicado para ser usado no meio rural.
Mas eu estou supondo. E diante de um assunto desse não temos que supor.Temos que ter certeza.
O mata-mato que está sendo usado no espaço urbano de Águas da Prata é o NA? (Não Agrícola/)
Mesmo assim,pode ser usado em lugares abertos como praças, beira de córregos, beira de ferrovia?
Eu tenho direito a esclarecimentos, a população tem direito , qualquer cidadão brasileiro tem direito a ser esclarecido sobre este assunto.
E o encarregado da limpeza pública desta cidade tem a obrigação legal e moral de estar  informado sobre esta questão.E de esclarecer seus subordinados sobre isso.

É bem verdade que no direito brasileiro, a ignorância não isenta ninguém de culpa. Mas quem dá ordens  para aplicar o mata-mato em plena praça da cidade (onde crianças da creche vêm tomar sol) tem muito mais responsabilidade  do que aquele que vai lá com uma bomba nas costas e aplica o veneno sobre a grama e todo matinho que vê pela frente.Inclusive o matinho que está na minha calçada e que compete a mim tirar de lá(carpindo,é claro!)
Reitero meu pedido ao Prefeito de Águas da Prata para tomar providências com relação a este assunto.
O Prefeito é um homem de bem, certamente vai diligenciar no sentido de resolver rapidamente esta questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário