domingo, 4 de julho de 2010

Cavalos na rua. Precisamos de uma tragédia?

Hoje,pela manhã, vi através da porta de vidro da minha sala,, três cavalos ( se eram éguas ou mulas, não sei direito estas coisas) subindo,solenemente a rua.Fiquei observando. Um deles veio procurar alguma coisa na sacola de lixo que estava em frente à minha casa.Depois eles foram direto comer uns brotinhos de capim num terreno que fica logo ali para cima. Um terreno não. Vários.Só que desta vez eles se mandaram logo. O dono, pessoa cuidadosa, tinha mandado roçar o mato e eles não tiveram muito o que comer.E olha que eu moro a poucos metros do Correio e das duas principais escolas da cidade.
Cavalos andando pelas ruas aqui é comum. Não entendo porquê. Quando eu era criança eu já sa bia que deixar o gado andando por estradas,vias públicas podia terminar em recolhimento pela Polícia (francamente não sei qual) e o dono depois tinha que amargar o pagamento de uma bela multa para retirar o gado.Mas parece que da minha infância para cá as coisas mudaram. Quando falei com as autoridades sobre isto perguntei porque o Departamento de Zoonoses não recolhe estes animais. Eles me disseram que aqui não tem Departamento de Zoonoses.Não tem mesmo.Uma cidade com 7 mil habitantes talvez não comporte isto mesmo. Mas fiquei pensando: então fica por isto mesmo? Até o dia em que estes animais provocarem um acidente fatal?
Precisa acontecer o mesmo que aconteceu na linha do trem,na passagem de nível que tem perto da Rodoviária? No ano passado,um carro foi colhido. Uma senhora morreu.Depois disto,sinais foram colocados no chão,farol, o trem apita veementemente quando passa.
A minha pergunta fica aqui. Precisa acontecer uma tragédia para que a solução seja encontrada?Há mais ou menos uns dois meses atrás,estava eu na Casa do Peregrino conversando com a Tina,funcionária de lá. Eis que ela vê um cavalo andando em plena Avenida Washington Luis.
Ela,pessoa de boa vontade e iniciativa, foi lá para dentro e voltou com uma corda e saiu pela rua tentando enlaçar o cavalo. E ele ia subindo a avenida em direção à estrada que liga Águas da Prata a Poços de Caldas. Estrada com muito movimento de caminhões. Se fosse só o risco de um cavalo ser atropelado por um caminhão diríamos que é pouco.Não.Não é pouco. Pode matar o motorista e ainda algum pedestre ou ciclista que estiver na rodovia.
Felizmente a citada funcionária conseguiu enlaçar o animal. E amarrou-o a um poste. Senti não ter uma máquina fotográfica para registrar a cena. Uma filmadora, na verdade, teria sido melhor.
Cavalos andando pelas ruas aqui é comum. Lá pelos lados do Posto de Saúde, Jardim Moneda,Bairro Alegre, eles andam aos grupos pelas ruas e praças. Um dia,saindo da costureira vi uma vaca enfiando a cabeça dentro de um tambor de lixo. Cavalos e vacas podem estar espalhando o carrapato da febre maculosa. Não gostaria de ver nenhum chefe de família sendo tirado do convívio de seus familiares em poucos dias por causa de uma doença destas. Cães morrendo com a doença do carrapato já fiquei sabendo de vários.
A minha pergunta continua. Precisamos de uma tragédia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário