terça-feira, 13 de julho de 2010

Ipês amarelos... venham ver!Microera de Virgem está acabando!




Já disse que nos primeiros meses do ano são as paineiras. Lindas! Depois os ipês cor de rosa.Agora é a vez dos amarelos. Deixam tudo com um ar de vida nova!O amarelo representa a vitalidade. Águas da Prata fica com vários coloridos. Venham visitar nossa cidade. A estrada de Campinas até aqui é excelente. As estradas aqui por perto também não são das piores. Só as de Minas não fui conferir se o Aécio Neves deu uma melhorada. Estou querendo ir a Pocinhos do Rio Verde trazer mudas de azedinha, uma verdura que vale mais que vinho.Tem muito resveratrol. E independente do nome resveratrol, ela é muito boa numa salada. As famosas ervas da Provença levam azedinha na sua receita.Se encontrar vou colocar aqui as proporções de todas as ervas que vão nesta mistura.
Neste feriado tive o prazer de estar com minha familia andando por aí. Minha filha, meu genro e minha cachorrinha foram até o Cristo Redentor. O passeio deu ensejo a fotos muito bonitas.
Hoje é terça-feira, dia de cine-clube. Vou ver "Ensina-me a viver", comédia de humor negro.
A vantagem de estar aposentada é esta: pode-se ver filmes de arte, filmes que não deu para ver quando se era mais jovem.Podemos escolher os dias mais calmos para sair de casa, os horários mais tranquilos...podemos ir atrás dos livros que queríamos ler mas não tivemos tempo.Podemos aprender a fazer coisas novas.... Dançar,pintar, desenhar, tocar um instrumento.
Aprender idiomas. Viajar.Participar de uma atividade comunitária. Tem para todos os gostos.
Eu como não tenho habilidade manual continuo trabalhando com Astrologia e de vez em quando ensaio alguma coisa nova no fogão. De dois meses para cá estou fazendo pão.Pão integral. Estou melhorando. Estão ficando mais macios.Fiz uns com cebola e queijo , uma delícia! Mas notei que engordei. Já acendi a luz vermelha! Nada de pão mais gostoso ! E nada de torta de maçã também! ah! vida triste!
O Pondé escreveu um artigo muito bom ontem na Folha. Fala sobre a demonização do açúcar, da gordura,do sal. Concordo com ele. Há uma campanha terrível contra comer o que dá prazer. Comer virou um ato científico. Mas por outro lado,se eu não me controlo aonde vou parar? Como ficar gorda e ter que sentar nestas abençoadas cadeiras de plástico?Já não falo dos bancos de jardim. Não sei que arquitetos projetaram aqueles bancos que têm no campus da Unicamp,por exemplo.Aquilo é para ninguém sentar mais que cinco minutos!Aqui emÁguas da Prata temos bancos de granito como antigamente se via nas praças. Na verdade, os antigos eram arredondados,então o corpo da gente se aninhava direitinho. Agora eles já são mais retos. Sinal dos tempos. Ninguém pode soltar o corpo.Tem um astrólogo uruguaio que diz que estamos vivendo a microera de Virgem.Daí esta obsessão com o corpo, saúde, doenças, remédios...
Ainda bem que esta obsessão vai acabar logo. Vai começar a microera de Libra. Daí a obsessão vai ser tudo que fale de leis,justiça,processos, acordos,casamento,relacionamentos...associações.
A beleza também. Acho que a arte vai ocupar mais os interesses das pessoas.Melhor, pelo menos, na minha opinião. Ando cheia desta história de saúde, saúde, saúde. Pensando em saúde, saúde e saúde, caminhamos todos, inapelavelmente para a morte.
Mas eu comecei falando dos ipês amarelos e agora estou falando de morte! Cruz credo!
Mas enquanto há vida vamos ter olhos para o que representa a vida. E os ipês amarelos ,sem dúvida, nos lembram o vigor , a vivacidade,o sol que nos aquece (às vezes torra!) todos os dias.Ou ,quase todos os dias!
Hoje por exemplo, o sol apareceu de forma tímida. Ventava muito logo pela manhã,tempo meio encoberto.... foi como previsto pela meteorologia.

Um comentário:

  1. Olá Dalva! Leio sempre seus textos. Agora, voce cita um pão integral. Por favor, manda a receita no meu e-mail.
    Beijocas!
    Silvio

    ResponderExcluir