domingo, 19 de setembro de 2010

Livros.Plantas e comidas.Eulálias .Ugali.Matoke






Quando estou lendo um livro ,em meio à história ,me chamam a atenção os nomes de plantas e de comidas que aparecem.No livro do Camus "O Estrangeiro" ele cita uma árvore ,a tamariz, na verdade parece que é uma palmeira.




Eu me lembro que no livro "Catadores de Conchas," havia referência a muitas plantas. Ficava na maior curiosidade, queria saber como eram.Só que quando li este livro não havia internet ainda.




Acabei de ler um livro chamado "Assando Bolos em Kigali," que a minha amiga Leila,lá de Joaqim Egidio me emprestou.É sobre Ruanda.Um livro fácil de ler, um tanto didático. Mas vale a pena para a gente ter uma certa ideia de como é aquele país hoje. A gente pensa que África é só savana e bichos .E tribos... Parece que a autora está falando de um lugar muito parecido com o nosso.No livro ela fala de uma comida chamada ugali e de outra chamada matoke. Estou pesquisando e quando souber alguma coisa interessante coloco aqui.




Mas neste livro ela cita uma planta -eulálias.Não achei na internet nada procurando só com esta palavra.Fui ao bom e velho dicionário e achei o nome científico.Daí achei na internet.O nome científico é miscanthus sinensis. Achei as fotos que vou postar aqui para vocês verem. Em algumas fotos lembra o nosso capim gordura. Em outras, um capim que dá um pendão que lembra um rabo de raposa.Mas as eulálias são também chamadas variegatas. É um capim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário