quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Ugali e matoke.E a nossa moqueca de galinha.





No livro" Assando bolos em Kigali", de Gaile Parkin, ela fala do ugali.É feito de farinha de milho. Eles ( os africanos) fazem umas bolas com a massa e essas bolas são passadas num molho antes de serem levadas à boca. Nas fotos que andei vendo na minha pesquisa ugali parece com o bolinho do acarajé.No livro, a personagem que narra a história diz que prepara numa panela, daí pode-se imaginar que passa por algum cozimento junto com água.Procurando mais vi que é feita uma massa como a de polenta.Quando começa a despregar da panela está no ponto.Pode-se acrescentar a esta massa pedaços de carne. Os bolinhos que não devem ser tão pequenos são mergulhados em um molho que pode ser de verduras, legumes ou carne.


Me lembrei dos bolinhos de farinha de trigo feitos por uma japonesa, a dona Ruth Harada, lá de Campinas, mãe de um amigo.Ela fazia os bolinhos ( de massa cozida) e jogava dentro do feijão.São maneiras......


Na casa dela, experimentei também dentes de alho conservados no shoyu.Muito bom.

Voltando ao ugali,vi um relato em que o milho é socado num pilão e depois levado ao fogo com água para cozinhar.Na verdade deve haver várias maneiras de se preparar este prato.Assim como aqui no Brasil fazemos angu com fubá mas podemos fazer com farinha de milho e até mesmo com milho verde ralado (aliás, uma delícia!)

O matoke é descrito como um pirão de banana. Ou purê,como quiserem. Vi receitas que lembram um cozido com bananas verdes. A banana verde amassada é cozida envolta nas folhas da bananeira e também é servida em folhas de bananeira. Há receitas de um cozido de bananas verdes com batatas, cenouras, tomates.O matoke pode ser servido com molho de vegetais, com carne ou farinha de amendoim. . Mas de tudo que andei vendo sobre isto,concluí que matoke é este purê de banana que pode ser servido de várias maneiras.

Fiquei pensando no nosso azul marinho.Banana verde cozida com peixe.No fundo, as comidas se parecem.

Quando criança, nas festas de aniversário em Caçapava-SP, serviam uma coisa deliciosa .Chamavam essa coisa deliciosa de moqueca. Mas não passava de uns bolinhos feitos de farinha de mandioca com galinha caipira desfiada,bem temperada, envoltos em folhas de bananeira e postos no forno na hora de servir. Na verdade não precisa levar ao forno porque os bolinhos são feitos a partir de um pirão bem grosso com a galinha desfiada.Entaõ já está tudo cozido. Mas, vamos lá saber o porquê desta tradição,não é? Temos que lembrar que no tempo antigo não havia pratos de papelão e até mesmo os de louça eram muito caros.E,principalmente nas festas, tinha-se que inventar uma maneira de acondicionar a comida. E o ser humano há muito que aprendeu a se virar neste planeta.

A foto da moqueca de galinha vou ficar devendo.Mas fica prometida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário