quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Manter o cabrito vivo sem deixar a onça morrer de fome

Eu adoro estes ditados populares! Pena que durante toda a minha vida não fui anotando e reunindo tudo num caderno.Deve haver livros sobre isto.

Gosto de conversar com pessoas de todas as classes sociais.Com gente de variadas ocupações..A gente aprende muito com os ditados que elas usam..Outro dia, o jardineiro me saiu com esta frase aí de cima.Achei muito boa. .Ela resume com graça a necessidade de saber conciliar situações conflitantes na vida.

Palavras também . Outro dia , conversando com minha faxineira ela usou pelo menos duas palavras que há muito tempo não ouvia. Pelejar e a outra não me recordo.Mas pelejar é palavra muito comum em gente de Minas.Eu me lembro do Ziraldo , mineiro de Caratinga falando da palavra papeata.Minha mãe usava muito esta palavra. Fazer papeata .Quando queria dizer que uma pessoa fez uma cena.Minhs tias , mineirinhas de Santana do Garambel(distrito de Lima Duarte,MG) , falavam quentar ao invés de esquentar.Usavam muito a palavra trem no lugar de coisa.Minha mãe já não costumava dizer estas palavras.Acho que por influência de meu pai, carioca de São Cristóvão.Dessa união nasceram alguns papa-goiabas e outros tantos paulistas do Vale do Paraíba.Papa-goiaba para quem não sabe é quem nasce no interior do Rio de Janeiro.Éo mesmo que fluminense.

Falando em palavras, tem um senhor aqui que usa a expressão derrota. Disse que um homem lá na terra dele, no Ceará falou que ele ia morrer de derrota.Ele me disse que isto quer dizer que ele não ia morrer de morte natural.Outro dia na tv ouvi esta palavra de novo mas não no sentido que comumente usamos. Como antônimo de vitória. Estava mais para o sentido que o senhor cearense usava.Interessante.Ouvimos uma expressão pela primeira vez e logo a seguir a ouvimos mais vezes.É uma sensação engraçada. Acho que aquela palavra passa a fazer parte do nosso universo linguístico.Antes ela estava aí mas não estava na nossa mente.
Uma vez, fui motivo de riso porque usei a palavra inzonar.Minha mãe a usava para dizer que a pessoa estava enrolando, demorando para fazer alguma coisa. Biboca é outra palavra que nunca mais ouvi.Biboca é um lugar muito ruim de se chegar a ele ou muito ruim de se ficar nele. Também havia uma expressão usada na minha infância que hoje não ouço mais.Fulano é um pagode.No sentido de engraçado..
Bom, e tem as palavras que denunciam nossa idade. Chamar uma joven de broto por exemplo.Parece que está voltando. Dizer que um homem é um pão.Fazer o gesto de que vai telefonar fazendo um sinal de discar em volta da orelha.
E alguém sabe o que é no cinema sentar-se no pullman? Pois é ,tinha dessa quando eu era criança e até mesmo durante a minha adolescência .Havia uma parte do cinema que tinha este nome.Ficava no pavimento superior.Seria uma camarote com várias poltronas.O ingresso era mais caro para estes lugares. Geralmente os casaizinhos de namorados iam para lá para ficarem mais à vontade.É,meus amigos, os tempos eram outros! Mas só os tempos.As pessoas continuam as mesmas.

Um comentário:

  1. Outro dia fiquei discutindo com uma amiga se era "futum" - o correto na minha opinião - ou "fudum", na opinião dela.....na internet achamos futum....de mau cheiro...mas o papo rendeu, hein....hehehehe

    ResponderExcluir