sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Os ipês roxos.Eleições.

Tive um professor de matemática, nos meus tempos de ginásio que falava sempre nos ipês roxos.E eu imaginava que eram daquela cor dos tecidos da quaresma , ou magenta. Para mim roxo é um vermelho bem escuro como a batata roxa mesmo. Mas eis que a esta altura da vida,me dou conta de que o ipê roxo é aquele de um azul indo para o anil.
Quando estamos chegando em Poços de Caldas, percorremos uma avendia repleta de ipês roxos.Domingo passado,a calçada da Avenida João Pinheiro parecia um tapete azul.Estava muito bonito.Eu falo azul, porque para mim é um tipo de azul.
Esta coisa de sentido das palavras é interessante.Uma vez li que devemos tomar cuidado com o que falamos para as crianças.As bem pequenas entedem tudo ao pé da letra.Por exemplo : se digo colocando chifres em cabeça de cavalo,a criança entende literalmente.

Neste domingo, temos eleição.Nunca estive tão triste nesta época. Porque tudo que me foi ensinado pelos meus pais quanto a honradez, lisura, tudo isto está sendo jogado na lata do lixo.
Eu me lembro da primeira vez que votei foi em 71 ou 72, não me recordo direito.Em plena ditadura.E era muito comum,entre nós funcionários públicos a gente ouvir a explicação de alguém dizendo que ia votar no Carvalho Pinto para senador por São Paulo e não no Quércia( que foi muito votado,por sinal) porque era funcionário público e tinha que ficar com o candidato do governo.Quanta mudança!O governo naquela época tinha prestígio. Funcionário público estava contente com sua situação.
Agora estamos vendo esta propaganda do TSE sobre a possibilidade de votar só com um documento com foto. Antes tinha que levar o título de eleitor e um documento de identidade.
Sou do tempo em que o título de eleitor tinha foto.É bem verdade que não tinha a força de uma carteira de motorista ou de uma cédula de identidade.Ainda tenho este título guardado como recordação.
Sinto um cansaço imenso de tudo que vejo acontecendo. Tomara que meus pressentimentos não se concretizem! Tomara!Eu devo estar doente porque vejo tanta gente esclarecida , pessoas de bem, fazendo vista grossa para toda a safadeza e falta de escrúpulos que vicejam em nosso país.l

Tem hora em que me sinto um E.T. Pena que não tenho como voltar para casa. Porque a casa é aqui mesmo.E a casa tornou-se um lugar estranho para mim.
Tomara que tudo isto que estou sentindo seja apenas um crise de labirintite.Pode ser que amanhã eu não me lembre deste mal-estar. Pode ser.
Nas histórias de fadas que lia quando criança tinha um conto em que os filhos de um rei foram transformados em árvores.Usava-se a expressão encantados.Eles estavam encantados.
Estaremos encantados?
O tempo dirá.

Um comentário:

  1. Querida Dalva, como funconario publico Paulista, estou indo pela mudança. Quanto ao Brasil, creio que estamos melhorando, falta muito, inclusive etica, mas temos que caminhar. Oos filhos de hoje, virma os Pais sonegar Imposto de todo tipo, os filhos de hoje, viram os Pàis virarem "bichos" por não ter emprego e trazer a comida para o rebentos. A Violencia hoje, começou a trinta atras e dentro de casa. Somos culpados por ter formados os imorais de hoje. Agora, acredito que estamos mudando, e vamos a passos lentos, caminhando...
    Melhor hoje, do que ontem!!
    Beijocas, minha amada amiga!
    Silvio
    PS: A Robeni, mandou um Beijão pra ti.

    ResponderExcluir