segunda-feira, 25 de abril de 2011

Boa notícia!! Sacola ecológica !

Não é específicamente noticia de Águas da Prata. Mas andei  lendo nos jornais deste fim de semana muita coisa  boa. Uma delas é a sacola ecológica..  Segundo o noticiado estas sacolas se degradam   em dois meses  na natureza.
Em São João da Boa Vista comprei pão que veio numa sacola cujo material degrada em  um ano e meio. Oque  já é um avanço. Aqui em Águas da Prata  na frutaria do seu Paulo já vi destas sacolas ..

No Estado de São Paulo, um acordo entre o governo e supermercados prevê o uso de sacolas plásticas só até o fim do ano. As sacolas plásticas levam 200 anos para se degradarem na natureza.

O Estado de São Paulo será o primeiro  estado do país a banir as tais sacolas tão nefastas ao meio ambiente.Pelo menos nos supermercados.

Torçamos para que as lojas sigam o mesmo exemplo.

As atuais sacolas plásticas serão substituídas por embalagens ecológicas, confeccionadas com uma espécie de "plástico verde" biodegradável  feito de amido de milho.
Cada sacolinha de amido de milho  vai custar R$0,19 e será vendida nos caixas.

Segundo a Folha de S.Paulo, algumas cidades brasileiras já adotaram projetos para restringir o uso de sacolas plásticas.Belo Horizonte, Rio e Jundiaí.

Países como a França e Itália  só autorizam o uso de sacos biodegradáveis.
Alemanha,Dinamarca, Irlanda, África do Sul , partes da Austrália e China proíbem a distribuição gratuita de sacolas, o que desestimula o uso.

.Bangladesh probiu o uso destas sacolas plásticas em 2002, porque  se descobriu que o entupimento de bueiros por sacos plásticos causou grandes inundações no país.

Aqui em Águas da Prata, vamos torcer para que os comerciantes passem a fazer uso destas sacolas ecológicas.À medida que eu for sabendo, eu noticio aqui com o maior prazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário