quinta-feira, 7 de abril de 2011

De gente e de animais



Tive um professor de filosofia no curso clássico que se chamava Padre Corrêa. Ele era amado por toda a classe.Um aquarinao com uma mente cem anos à frente .Ele disse uma frase que nunca esqueci.
Devemos ser sensatamente bons. A  bondade sem bom senso é estupidez.Muita gente é insensatamente boa  porque é a unica maneira que tem de chamar a atenção.É bondade doentia.É sintoma de infelicidade.

Por que falo isso ?

Porque tenho notado a existência de um tipo de gente que  não tendo uma vida afetiva muito rica, para não dizer muito pobre, dá  mais valor aos animais que aos seres humanos.Não é um tipo exclusivo daqui.Prolifera em toda parte.  Mas principalmente em lugares pequenos.É uma  maneira de ser alguma coisa já que o lugar não oferece muitas oportunidadades para se destacar..
 . Eu acho que devemos  dar valor a tudo de bom que nos cerca. Seja bicho, seja planta, seja montanha, seja um canteiro de flores, seja o nosso vizinho amável, seja o varredor de rua , seja o prefeito da cidade.Enfim , tudo que é bom merece  nosso olhar amoroso.

 Mas voltando ao assunto  dos animais,  ouvi de uma senhora, certa vez que ela achava os cachorros melhores que os homens. Ela devia ter lá suas razões para dizer isso. Claro que não concordei  mas continuamos amigas até hoje.

A pessoa que começa a recolher animais na rua e com isso prejudica os vizinhos por exemplo, ela está demonstrando claramente que não se importa com seu próximo . Sob o ponto de vista dela, está sendo uma  pessoa bondosa.  Mas é  uma bondade insensata. E egoísta porque leva em conta só o prazer dela.O outro,o próximo, este que se dane!

Geralmente, pessoas que desenvolvem esta bondade insensata estão transferindo  sua afetividade para animais ou coisas.Porque é muito mais fácil amar um cachorro que um  ser humano . O  ser humano pode nos rejeitar, pode nos trair, pode nos maltratar, pode nos abandonar,mas o  cachorro não.Está sempre ali dependendo de nós.
Ah! como é bom ter alguém dependendo de nós,pensam estas pessoas.

Na maior parte das vezes pessoas que resolvem carregar a bandeira da defesa dos animais, quando fazem isso de forma extremada, revelam problemas psicológicos graves. Carências muito grandes, dificuldade de relacionamento com outras  pessoas. São pessoas infelizes.  E não me admira que sejam capazes de dar mais importância aos bichos que às pessoas.Lógico! Se elas lançaram mão daquela bandeira exatamente porque o setor relações humanas anda muito mal! Encontram uma maneira de se vingar das pessoas usando os animais como escudo.Não é amor aos animais , é ódio às pessoas..Este o verdadeiro motivo que está debaixo de certas atitudes extremadas.

Pessoas saudáveis psicoligicamente são capazes de ter amor aos animais sem preterir o ser humano.

Por exemplo, tem gente que acha certo eu não poder andar por determinada rua porque lá tem uma cachorrinha que é uma coitadinha, velhinha e que até já  teve câncer. Só que mesmo assim ela avança em mim quando por ali passo com minha cachorrinha. Ora, o certo seria esta cachorra ser adotada por quem se compadece muito dela ou que tira proveito dela por ela vigiar a frente da casa por exemplo.  Mas "o amor " destas pessoas como ele não é saudável, como ele é patólógico e consequentemente não pode ser acompanhado de sensatez,  não é suficiente  para  tomar medidas eficazes e racionais para resolver o problema. Então para estas pessoas a coisa fica assim:  não passe por essa rua. Aonde está a solidariedade humana? Aquele trecho da rua virou propriedade particular. O cidadão que também paga imposto, que quer desfrutar da beleza do lugar, este não não conta. O direito de ir e vir  deste cidadão  fica prejudicado por um animal cujo dono não cuida dele.

Qual seria a medida sensata? Quem gosta da tal cachorra que fica na rua investindo contra carteiros,ciclistas, passantes com seus pets, deveria recolhê-la, mantê-la dentro de casa, ou no seu quintal. Não. O amor destas pessoas só chega ao ponto de dar comida ao animal e deixá-lo dormir na rua e  ficar por ali até o dia de sua  morte.
Confesso que tenho dó dessa cachorra. Velha , doente e não tem ninguém que quer adotá-la.
Mas tenho muito mais dó das pessoas que acham  que está tudo muito certo do jeito que está. Porque estas pessoas devem estar muito mal resolvidas emocionalmente. A vida afetiva delas deve ser miserável.


Em tempo: enquanto escrevo, ouço o cantar matutino de um pássaro que não sei qual é. Esse canto me faz tanto bem! A despeito de algum desgosto que possamos ter em nossa vida, Deus está aí , manifesto nesta beleza que arrebata nossos sentidos e faz desta vida um tempo bom e deste mundo um bom  lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário