domingo, 27 de junho de 2010

E ainda dizem que a tv só faz mal....

Tenho assistido os jogos da Copa. O de hoje, Inglaterra e Alemanha foi emocionante.
Mas o que me chama a atenção nestes jogos são as entrevistas dadas pelos jogadores,brasileiros,é claro. Eu me lembro que na década de 60, quando terminava o jogo quase nenhum jogador falava com os repórteres e quando falava parecia que não sabia falar. O único que ainda falava melhorzinho era o Pelé.
Hoje não. Todos falam bem, não só o português correto,mas constroem frases mais bem elaboradas.Eu credito essa grande melhora não só ao fato de muitos jovens irem à escola, o que n aquela época nem sempre acontecia. Mas não é só isso. Há uns dez anos atrás pude ver jovens que frequentavam o ensino médio falando um português muito ruim. Acho que a televisão,malgrado tantos pontos negativos,desempenhou um papel muito bom nesse aspecto.Mesmo pessoas humildes enriqueceram seu vocabulário. E os jogadores se apresentam falando com desenvoltura. O acesso à tv,o convívio com pessoas mais preparadas ,tudo isto veio ajudar muito. E as novelas prestam importante serviço de informação sobre questões ligadas à saúde, aos direitos das pessoas.E tudo de uma forma bastante didática.
Por estas e por outras é que defendo a tv da sanha de pessoas que veem nela o próprio anti-c risto. A televisão, assim como outros meios de comunicação, inclusive o computador, por si só não são maléficos. O uso excessivo, sem juízo crítico, o uso de má-fé, isto sim pode trazer prejuízos.Afinal, a gente assiste o programa que a gente quer. O controle-remoto está nossa mão. Se permitimos que programas de péssimo nível entrem em nossa casa,a responsabilidade é nossa.Pior, é ter que aguentar a falta de respeito ,a falta de educação de certas pessoas com as quais somos obrigadas a ter algum tipo de proximidade.Gente que cospe na rua, gente que limpa a garganta quando estamos comendo, gente que põe o som do carro em volume alto. Gente que não mantém a higiene de suas casas e por aí vai...Poderia enumerar muitos outros exemplos.
Graças a Deus ( e à lei que foi feita) não temos que tolerar a fumaça dos fumantes em locais públicos.Ao contrário do que alardearam as bocas de Cassandra, nenhum estabelecimento c omercial fechou por causa disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário