quarta-feira, 16 de junho de 2010

Papel manteiga e a odisseia do feijão guandu

Estive pensando por esses dias como quase não se usa mais papel manteiga. Agora é só plástico,chega a enjoar a gente todo dia despejar na lixeirinha da pia saquinhos e mais saquinhos. Sim porque não dá para colocar no reciclável saquinhos com resíduos de carne, peixe, gordura,etc.Mas o que fazer com as coisas que a gente traz do açougue,não é?Se alguém souber de um jeito que eu possa evitar isso,por favor me mande a sugestão.
Comprei no Mercado Municipal de Poços de Caldas o fubá de moínho de pedra.Quero fazer uma boa polenta ou angu como dizia minha mãe,mineira que nunca negou a raça. Comprei também uma canjiquinha de milho que deu um panelão delicioso de canjiquinha com frango desfiado( fica mais gostosa com coxinhas da asa de frango ou costelinha de porco). Mas como precisamos todos aqui na família fazer um certo regime, fizemos com peito de frango mesmo.E comprei também o feijão guandu ou andu.E depois do jogo Espanha e Suiça (que surpresa,não? torci até o final para a Espanha,mas ela perdeu - que pena!) fui para a cozinha fazer o arroz integral da marca Grings(ficou muito bom,bem cozidinho,como eu gosto) E pus para cozinhar na panela de pressão o feijão guandu.Mas sagitariana que sou,impulsiva,devia ter olhado antes na internet como se faz o danado.Resultado! Depois de quase uma hora abri a panela e o danado do feijão ainda estava duro. Os grãos deste feijão parecem continhas,redondinhas que são.Daí com a fome aplacada pelo arroz integral que comi puro, vim ver na internet como se faz o feijão guandu. E encontrei um blog de uma moça chamada Neide Rigo. Um blog maravilhoso! Cheio de informações ótimas. Não deixem de acessá-lo. O blog é http://www.come-se.blogspot.com/
Imperdível!
Então,estou eu aqui,já são quase 3 da tarde e não pude experimentar o tal feijão.Ele está lá no fogo,na panela de pressão... vamos ver no que vai dar.Há muito tempo comi este feijão na forma de um virado na casa da minha cunhada Cidinha,lá em Caçapava. Caçapava -cidade simpatia. Fica no Vale do Paraíba,entre São José dos Campos e Taubaté.É chamada também a terra da"taiada"
Para quem não sabe,taiada ( deve ter vindo de talhada) é um doce feito com rapadura,gengibre e farinha de mandioca No formato retangular.. Deve ser do tempo dos bandeirantes,imagino. Ou do tempo dos tropeiros.Se bem que, num vídeo que ganhei da Rose Villanova,minha amiga, astróloga, de Campinas, lá na comida de tropeiro consta muitos pratos feitos com feijão,mas não especifica nenhum.Mas imagino que naquele tempo deveriam fazer os pratos com os mais diversos tipos de feijão.
Bom,mas eu ia dizendo que a panela com o feijão estava no fogo. Quando me levantei daqui e fui dar uma olhada já senti o cheiro de queimado. Pensei: - ah,meu Deus,queimou e eu vou ter que jogar tudo no lixo!Mas não,pegou um pouco no fundo,mas deu para salvar boa parte. Ele fica um feijão sem caldo. Dai, eu fritei bacon com cebola numa frigideira, acrescentei umas 3 escumadeiras de feijão, farinha de mandioca e pronto! Pude comer meu virado de feijão guandu. E não ficou amargo,mesmo eu não tendo desprezado a primeira água de fervura. Mas, da próxima vez vou fazer seguindo a dica da Neide do blog Come-se.
Uma coisa é certa! Não é fácil conciliar uma vida de blogueira com a de dona de casa.Ainda mais de cozinheira. Sim, porque o cozinhar exige dedicação exclusiva! É só sair de perto e alguma coisa dá errado. É como marido.
Por falar em marido,no video da comida do tempo dos tropeiros tem a receita de um doce que se chama espera-marido. É um docinho inocente, leva leite ,ovos,açúcar, quer dizer, deve ser açúcar mascavo ou rapadura. Depois eu confiro e coloco aqui.Na verdade, não é tão inocente assim. Mas ,como dizia meu professor de Medicina Legal, tudo que é gostoso ou é pecado ou faz mal para a saúde. O jeito é ir pegando de leve....nem tanto ao céu,nem tanto à terra.
Meus amigos e minhas amigas,por hoje,fico por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário