quarta-feira, 23 de junho de 2010

República Popular Democrática da Coreia?!!!

Acompanhando os jogos da Copa do Mundo de Futebol, dei de cara com esta denominação para a Coreia do Norte. Dá para acreditar? Um país que é capaz de mandar para campos de concentração jogadores só porque não conseguiram ganhar uma partida? País, onde o povo não pode ver o jogo a não ser que o presidente assim o decida?
Meu amigo Elba me manda um e-mail com texto do Saramago e uma frase da Florbela Espanca.
A frase diz o seguinte: "Tão pobres somos que uma mesma palavra nos serve para esprimir a mentira e a verdade."
Quando vi a frase na hora me lembrei da infortunada Coréia do Norte. Um lugar onde não há liberdade e o povo passa necessidades muito grandes. Mas mesmo assim há quem ache aquele regime de governo algo a ser imitado. Como eu já disse antes, tem pessoas que estão desesperadas para abirem mão de sua liberdade. Só para não arcarem com a responsabilidade por suas escolhas. É a servidão voluntária.
Eu, sagitariana do primeiro decanato não consigo imaginar como alguém pode querer abrir mão de algo tão essencial como o ar que respiramos.
Saramago deixou Portugal e foi viver numa ilha. Se vivesse na Coreia do Norte não poderia fazer isto. Como se dizia antigamente, tem gente que cospe no prato que come.
Li dois livros dele . " O Evangelho segundo Jesus Cristo " e "Ensaio sobre a cegueira" Este último li rapidamente, o texto me prendeu. O primeiro li bem devagar, parecia ter que mastigar o texto.E tenho um outro livro dele ( A História do Cerco de Lisboa) que até hoje não consegui terminar de ler.

Florbela Espanca, poetisa portuguesa, vale a pena conhecer!
Por hoje, fico por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário