domingo, 6 de março de 2011

Borracharia Nossa Senhora Aparecida

Ontem ,precisei ir à Borracharia Nossa Senhora Aparecida ,aqui em Águas da Prata.
Fui muito bem atendida tanto pelo Senhor Júlio como pelo Senhor Luciano.
Felizmente o problema era simples e foi resolvido em poucos minutos.
O tempo suficiente para perceber uma tabuleta pregada na parede que diz o seguinte:
"Senhor, abençôa quem entra nesta casa, Protege quem fica e dai paz a quem sai."

Comentei com os donos o quanto aquela frase era capaz de desarmar os corações!
Custa tão pouco cercar o nosso quotidinao de atos significativos!
O ato de colocar uma tabuleta com estes dizeres já reflete o que vai na alma de quem a colocou lá.

Mais adiante ,na mesma rua,tem uma Floricultura, a Tulipa Plantas. O Senhor Luíz,dono de lá, tem umas tabuletas com uns dizeres bem engraçados.Um dos dizeres é o seguinte:
"Não me inveje , trabalhe!

Fico pensando na atitude mental de quem coloca uma tabuleta como essa. Com certeza o Senhor Luiz não deve ser aquele tipo de pessoa que tem uns amuletos espalhados pela casa para espantar o mau-olhado. A própria atitude mental dele afasta o tal "olho gordo"

Gostaria que quem lesse este texto,colocasse aqui algumas frases que vê por aí.

Eu ,particularmente,me divirto um pouco com as pessoas que vivem mais do pensamento mágico do que o racional.Bater na madeira por exemplo,para espantar o azar.
Mas não deixo de ter os meus pensamentos mágicos também. Tenho poucos,mas tenho.
Não deixar os sapatos de sola para cima é um deles. É uma daquelas coisas que nos são passadas quando somos crianças e nos seguem pela vida toda.Mesmo que saibamos,racionalmente,que não faz sentido,não conseguimos deixar de desvirar os sapatos... às vezes penso que muitas coisas que nos dizem na infância são para produzir o recalque necessário a nos proteger da fragilidade da nossa meninince.Na verdade,sapatos com a sola para cima são feios...
A mesma coisa quando diziam que filho que batesse na mãe quando morresse a mão não caberia dentro do caixão.Era uma forma de recalcar a agressividade da criança.
Andar de re´, também se dizia que fazia a mãe da gente morrer. Ora,a criança tem muito medo d e perder a mãe. E andar de ré, não é com certeza,uma maneira muito segura de andar. Com isso,os adultos conseguiam evitar atitudes perigosas nas crianças.
Mas com a nova educaçao, o recalque acabou.E as crianças ficam muito inseguras porque podem tudo.Mas não têm maturidade ainda para viver com tanta liberdade. Daí vem o medo e com o m edo, a agressividade muitas vezes.
Vamos pensar sobre isso?
Nossa! Parti de Nossa Senhora Aparecida, nome da borracharia e cheguei a falar de coisas lá do mestre Freud! Como o pensamento voa!

Um comentário: