quinta-feira, 3 de março de 2011

Receita do Pão de Queijo da Tia Luiza


Alciléa, admiradora do escritor Rubem Alves, me pediu para postar a receita do pão de queijo da tia Luiza,mineira de Lima Duarte(mais precisamente de Santana do Garambéu).


Esta minha tia viveu até os 99 anos.Antes disso passou para as sobrinhas a receita do pão de queijo e do biscoito de polvilho que ela fazia quando íamos à sua casa.Faço questão de transcrever aqui a receita do pão de queijo para que todos possam tirar proveito desta gostosura das Minas Gerais.


Ingredientes


1/2 kilo de polvilho azedo ( a marca Amafil é ótima) Minha tia usava uma chamada Nita

1 xícara de leite

1 copo de coalhada

2 ovos inteiros

1 pires que queijo Minas meia-cura ralado na parte grossa do ralador (pode ser um prato fundo, fica mais gostoso)

1 xícara de óleo ou de banha (ela com certeza usava banha)

1 xícara e meia de farinha de milho bem esmigalhada(eu bato no liquidificador)

sal a gosto


Modo de Fazer


Colocar no fogo,uma panela com leite,óleo ou banha, farinha de milho, sal e mexer até o ponto de um angu. Deixar esfriar.


Sovar o polvilho com a coalhada.Depois acrescentar o angu, os ovos, o queijo ralado e mais sal se precisar.Sovar mais um pouco.


Se a massa ficar dura, amolecer com leite.(minha tia não falou o que fazer se a massa ficasse muito mole,mas isto deve ser porque ela sabia, que se a gente segue direito a receita, não vai ficar mole)


Fazer as bolinhas ou os tubinhos , colocar numa assadeira e levar ao forno pré-aquecido( bem quente).Quando começar a ficar douradinho, tirar do forno. Transferir os pãezinhos para uma travessa e deixa passar uns minutinhos antes de comer. Morno é mais gostoso que quente.


Pode abrir a porta do forno. O que não pode de jeito nenhum é colocar a assadeira molhada.O vapor d`água é que atrapalha . Forno seco, bem sequinho e bem quente.

E prepare-se para se deliciar com um pão de queijo bem saboroso que combina muito com um café bem gostoso também.E combina mais ainda com um bom papo entre pessoas amigas.


Espero que experimentem a receita e me digam se deu certo. Acho que vou ter muitas respostas positivas.
Acima, a foto da tia Luiza com minha irmã Dayse, na varanda de sua casa, repleta de samambaias de metro, sua paixão.










Nenhum comentário:

Postar um comentário