domingo, 13 de março de 2011

Macaco-prego no Bosque de Águas da Prata

Para quem não sabe, Águas da Prata, é uma estância hidromineral.Umas das principais fontes de água fica num Bosque onde moram vários macacos-pregos.

Amanda ,dona da barraca Pastelaria Sol e Lua, tem a maior facilidade de contato com os macaquinhos.
Ela me informou que são  uns 25 macaquinhos, mais 4 filhotes. Os filhotes ainda não tem nome.Os adultos são:  Kaveirinha, Bochechudo, Paraíba, Chorão, Esqueleto, Garu, Guery, Bob, Zezinho, Frank, Zoindinho, Kravinho, Tedy e Telma ( casal que não  se separa), Melany, Francesca, Sophia (Amanda faz questão de dizer que é com ph), Belinha (mãe do Bob), Mamãezinha (mãe do Kaveirinha e do Esqueleto) , Vovozinha (a mais velha do bando), Florzinha, Docinho,  a   Risadinha,  Clô e Rei, o chefe do bando.
Amanda me disse que os macaquinhos aparecem mais quando não tem muito movimento.Cheguei a vê-los andando pelo chão na maior tranquilidade.Consegui  fotografar alguns.
A Francesca consegui fotografar mais de perto. O  que aparece na foto mostrando os dentinhos é o Boc hechudo.
Tem placa avisando o público  para não alimentar os animais.Como ali tem várias barracas de pamonha, curau, bolo de milho, muitas pessoas dão estes doces para eles.O que faz mal à saúde deles.

Amanda dá todos os dias banana para eles. E eles ficam em volta dela  .

Nos fins de semana , quando aumenta o movimento,eles também aparecem, mas ficam mais ariscos.

Tem também os cachorros que ficam doidinhos para dar uma abocanhada neles. Mas quando não tem nenhum perigo à vista eles descem ao chão, fuçam os latões de lixo.Acho que até tem uma foto de um deles mexendo na lata de lixo.

Já houve caso até de gente dando cerveja a estes bichinhos. É uma pena que isto aconteça.

Porque esses macaquinhos são muito engraçadinhos e fazem a alegria da criançada.Da criançada, eu disse?Que nada! Até os adultos ficam encantados observando as gracinhas deles.
Observar a natureza é um  meio,  ao alcance de todos, de relaxamento mental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário