sábado, 20 de março de 2010

A gripe, o canário ... a casa 11, o arroz doce...

Esta semana tive um encontro marcado com a gripe. Não a suína, graças a Deus. Digo, encontro marcado, porque ela vinha me rondando há meses, mas eu a afastava com o chazinho de gengibre e ela não me pegava. Desta vez, ela me pegou, minha cabeça ficou como uma bola de fogo. Uma faringite incomodativa, um aperto no peito e nas costas. Só no final um pouco de coriza.Como gengibre faz subir minha pressão, lancei mão dela só uma vez e compensei com chá de camomila. Só sei que hoje é sábado e melhorei bastante. Começou uma tossinha meio seca, mas nada que incomode. Eu me lembro do pediatra das minhas filhas, o Dr. Gilson, pessoa especialíssima. Um coração maravilhoso! Uma capacidade de trabalho incrível! Ele dizia: - Bendita tosse!
Hoje, a Folha de S. Paulo me deu o cano. Até agora não chegou. Estamos tendo problema de entrega aqui em Águas de Prata. Pelo menos com a Folha. então, me sentei na sala, ao lado da porta de vidro . Ali , além da vista muito linda, a gente pode desfrutar de uma aragem muito boa. Continuei a leitura do livro Na Praia, do Ian Mac Ewan. Que leitura boa! Ele escreve muito bem. De forma bem cuidada, ele passa metade do livro descrevendo os momentos de um casal após a cerimônia de casamento. Quanta delicadeza! Qeu capacidade de narrar os sentimentos mais sutis do ser humano!Certamente vou querer ler outros livros dele. Há um bom tempo já queria ler alguma coisa dese autor. Vi umas resenhas na Folha se não me engano, e me interessei muito.
Bom, mas eu estava falando que me sentei numa poltrona, na minha sala e fiquei lendo. Lendo e ouvindo o canário do vizinho da frente cantar. É um encanto. Não é à toa que encantar tem a palavra canto dentro dela.
Mas como dona de casa, tenho outros afazeres. Tive que interromper a leitura e ir tirar a roupa da máquina e pendurá-la no varal. E daí , resolvi ligar o computador e ver as mensagens da caixa postal. Uma delas era a demonstração de quanto eu tenho amigos maravilhosos. As outras também me mostrando como tenho amigos atenciosos... é uma dádiva de Deus. Tenho a Cabeça do Dragão na casa 11, fica aí um comentário que pode interessar aos dilectantes da Astrologia. Casa 11 no mapa astral é a casa da amizade, fala dos nossos amigos, dos nossos desejos, dos nossos planos, do nosso anseio de participar de uma comunidade. Penso que a casa 11 é a casa onde eu posso ver a minha necessidade e a minha capacidade de pertencimento. A maior parte dos seres humanos fica contente só de conseguir chegar à casa 10. Basta para estes conseguir sucesso profissional e prestígio social. Mas há as almas mais velhas, que não se contentam só com isso. Querem mais.Querem contribuir com o meio em que vivem. Querem ajudar a comunidade, a sociedade. A Doutora Zilda Arns é um exemplo de pessoa que exercita a casa 11 do mapa. Casa 11 e casa 12. Aliás , quando ela escolheu fazer medicina ,já se prenunciava o exercício da casa 12 ..uma alma grande a que se foi... mas ela está pairando em algum lugar, vai continuar seu trabalho inspirando outras pessoas a fazerem o bem para grupos sociais muito necessitados...
Ah! Agora vou falar do arroz doce! Aprendi com uma amiga , a Lidia , uma uruguaia que adotou o Brasil para viver , a fazer este arroz doce que fica um creminho delicioso!
Imaginem, para dois litros de leite, apenas quatro colheres de sopa de arroz! E canela em pau, açúcar (duas xícaras, coloquei só uma e meia) e casca de laranja e raspas de limão. Leva umas duas horas para fazer. Primeiro coloco só o leite ( aqui conseguimos leite "in natura") numa panela grossa de preferência, a canela em pau, um pedacinho só, e o arroz. Qaundo começa a levantar fervura coloco um pratinho de louça para não derramar. Fogo baixo. Depois de uma hora, coloco o açúcar,uma pitadinha de sal, as cascas de laranja e deixo com o pratinho em cima por mais uns 2o minutos. Depois disso, tiro o pratinho porque daí não derrama mais. Mas é hora de ficar vigiando porque se não, começa a grudar no fundo e a gente perde muito doce.Então, dependendo do fogão , pode ser que se possa desligar o fogo até antes de completar duas horas. É bom que não grude no fundo, quando começar, está na hora de desligar e deixa esfriar. Depois coloca numa tigela de louça ou de pirex. Não tampa para não suar. Mas vigia as moscas. Depois de frio pode tampar, mas não leve à geladeira.Arroz doce e canjica ficam duros quando gelados. Melhor deixar fora. É doce antigo, foi feito para se comer logo. Agora, se não tiver jeito, melhor por na geladeira mas daí tampe hermeticamente. E ponha na parte de baixo da geladeira.
Bom, já partilhei com vocês este meu dia a dia e passei a dica deste arroz doce delicioso. Espero que experimentem e gostem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário