quarta-feira, 24 de março de 2010

A Lua e nossas lembranças . Glória da manhã



Quem me conhece sabe o quanto aprecio os artigos do Contardo Calligaris que saem todas as quintas-feiras, na Ilustrada da Folha de S.Paulo.
No último dia 4 de março ele falou sobre lembranças e brigas. E chamou atenção para o fato de que "seria bom que o uso da memória nos inspirasse alguma prudência" Porque, segundo ele, "Afinal, a cada vez que nos lembramos de algo, quer queira , quer não, transformamos nosso passado"
Como cabeça de astrólogo tem sempre o céu como paisagem, logo me veio à mente o sismbolismo da Lua na Astrologia. Ela representa a memória, o passado, portanto nossas lembranças também. Mas sabemos que a Lua tem a ver com instabilidade. Onde está a Lua no nosso mapa astral indica a área de maior instabilidade na nossa vida.
Assim, podemos meditar sobre nosso mapa astral perguntando a nós mesmos? Onde eu sou mais instável?
A Lua tem a ver com crianças,mãe,alimentação, digestão. Também onde ela está no mapa nos indica a área que pode nos servir de alimento, de assimilação. Pelos assuntos da casa onde está a Lua podemos descobrir o que nos alimenta, o que nos faz voltar a ser crianças. O que pode servir de nossa mãe, mesmo quando ela não existe mais.
Daí, quem conhece um pouquinho da teoria básica astrológica pode ter elementos para bons momentos de reflexão sobre si mesmo e sobre sua vida.
A Lua tem a ver com o nosso quotidiano, com aquilo que fazemos no dia a dia, o cuidado com nosso corpo, com nossa alimentação, com nossa casa, nossos parentes.Nossos animaizinhos de estimação.Como eu tenho uma Lua forte no meu mapa astral , talvez isto explique em parte o meu gosto por falar do quotidiano, falar de comidinhas, de minha cachorrinha. Talvez explique porque meu interesse em mostrar a natureza que está à minha volta. Este verde, este céu azul, estas montanhas, são a minha grande casa exterior. Temos a nossa casa de morada que é nossa pequena casa e temos nossa grande casa que é a paisagem à nossa volta. Interessar-se pela paisagem é interessar-se pelo seu lar. Por isto vou falar muito aqui da natureza à minha volta.As paineiras continuam floridas e daqui a pouco são os ipês. É uma felicidade poder acompanhar este movimento da natureza. Como é uma felicidade poder acompanhar o desenvolvimento de um animalzinho. Como é uma grande felicidade acompanhar o desenvolvimento de um filho ou de um sobrinho por exemplo.Vai chegar a hora que vou dizer como é uma grande felicidade acompanhar o desenvolvimento de um netinho!

Em 2003, aqui em Águas da Prata, vi pela primeira vez a glória da manhã. Também chamada popularmente de campaínha, bom-dia, aqui ela é chamada de corda de viola e dá no meio do mato. As pessoas achavam graça quando eu pegava pés de glória da manhã e levava para casa. Dei sementes para várias pessoas. De vez em quando, uma sementinha dá seu ar da graça num vaso que tenho na varanda. Ela é da cor azul-celeste, com fundo creme , parece que tem uma lâmpada lá dentro dela. Mas pode ser encontrada na cores rosa e roxa também . Faz tempo que não vejo uma na cor rosa.
Vou postar algumas fotos aqui para vocês poderem ver como são bonitas.
Em Campinas, na rua Buarque de Macedo tem glória da manhã plantada em volta de algumas árvores. Mas procurem vê-la pela manhã; na sombra , ela dura o dia todo, mas murcha logo com o sol quente. Por isto o nome, glória da manhã.
Aliás, esta flor está entre os florais s usados para terapia. Ela é indicada para quem quer mudar de vida, quem quer começar uma nova fase na vida. Quem quer se livrar de algum vício pode fazer uso deste floral( morning glory) . Mas penso que ter esta flor por perto também é bom para lembrar que podemos mudar. E mudar para melhor.
Por hoje, é só.
Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário