terça-feira, 11 de maio de 2010

Hoje cedo, que cerrração! Multiculturalismo...

Hoje, pela manhã, não dava para ver a cidade lá embaixo. Estava tudo coberto por uma cerração espessa. Depois saiu um solzinho. Assim que é bom.
Dias assim dão uma vontade de resolver as coisas logo cedo.
Mas depois do almoço, dá aquele soninho......

Recebi um e-mail, de várias amigas, solicitando enviar mensagens para o Congresso Nacional porque hoje será votada o Projeto de Lei da Ficha Limpa. Candidato que esteja respondendo a processo por crime , condenado por um colegiado, não poderá concorrer às eleições. Tudo indica que o Projeto vai passar,ou seja, será aprovado..Mas estão querendo aprovar umas emendas que tiram a força do Projeto. Uma das emendas elimina a hipótese de inclusão do crime ambiental. OU seja, candidato condenado por crime ambiental continuaria com a ficha limpa.
Eu mandei minha mensagem pedindo que este crime não seja excluído.
Gostaria de saber no entanto quais são as outras emendas.
Porque o pessoal ambientalista é muito bem articulado e consegue mobilizar muita gente rápido. Mas será que as outras emendas também não tratam de assuntos importantes? A questão do meio-ambiente é muito importante , mas tem horas que fico bastante apreensiva porque estamos num mundo em que uma árvore, um animal tem mais importância que um ser humano. E isto para mim é um absurdo. O ser humano tem que ser o mais importante e em sendo bem educado, certamente vai ser um ecologista.
Para dizer a verdade não sei se falei alguma coisa realmente verdadeira. Será que o fato de uma pessoa frequentar boas escolas faz dela um indivíduo que respeita o meio-ambiente? Porque o respeito ao meio-ambiente passa primeiro pela questão da ignorância. Muitas pessoas desrespeitam a natureza por falta de informação. Outra, por estado de extrema necessidade. Outras porque não tem a educação de berço, esta que faz com que um indivíduo se sinta parte de um todo e ao mesmo tempo, na sua medida, responsável pelo que acontece a este todo.
Outro dia, na tv, numa mesa-redonda, vi um professor fazendo distinção entre ecologistas e ambientalistas. Fiquei curiosa e vou atrás de mais informações.

Ontem, li um artigo do Professor João Cardoso Rosas, da Universidade do Minho, sobre sociedade multicultural e multiculturalismo. Muito bom artigo. Sugiro que leiam. É um tema tão recorrente. Vale a pena se aprofundar um pouco neste assunto, já que vivemos num mundo globalizado onde povos os mais diferentes estão vivendo cada vez mais próximos uns dos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário