segunda-feira, 31 de maio de 2010

A história da Misericórdia ( ou estória,como queiram!)

Luiz Felipe Pondé,na Folha de S.Paulo do dia 17 de maio, nos brinda com a sua versão preferida de uma história sobre a relação entre a Justiça, a Verdade e a Misericórdia, na origem da Criação, conforme comentários rabínicos ao primeiro livro da Torá, o Gênesis, na tradição cristã.

"Estava Deus prestes a criar o homem e a mulher quando foi assolado por dúvidas terríveis.Chamou então alguns de seus assessores,a Justiça(próxima à ideia de julgamento ou "Din",outro atributo divino na cabala) e a Misericórdia.
Pergunta Deus a eles se valeria a pena criar o homem e a mulher,levando-se em conta o que nós faríamos (o pecado).A Justiça se coloca contra a empreitada dizendo que nós não valemos o "investimento".Somos mentirosos,infiéis e orgulhosos.Seu voto seria contra.
Já a Misericórida vota a nosso favor.Diz que, mesmo sendo como somos,daríamos grande alegria a Deus nos poucos momentos emque seríamos capazes de ver,em meio à impenetrabilidade assustadora do nosso orgulho, Sua beleza.
Deus pensa e decide a nosso favor.Todavia,talvez como forma de castigar a Misericórdia,que O convenceu a nos criar,Ele a despedaça contra o chão e a dispersa pelo mundo.
Assim sendo, ficamos submetidos, desde o alto,à desconfiança eterna da Justiça divina,ao mesmo tempo em que desesperados,arrastando pelo chão, buscamos os cacos da Misericórdia (ou da Verdade) que habita os recantos distantes do mundo e os detalhes infinitos da vida.
Por isso,dirão os sábios,Deus está no detalhe.Felizes aqueles que conseguem contemplar a delicadeza desses detalhes.
Toda vez que vejo a Misericórdia no gesto de alguém,me calo."

Claro que o artigo inteiro tem muito mais coisa bonita de se ler.
O artigo mostra como é possível uma pessoa ser capaz de pensar em profundidade a ao mesmo tempo, mostrar também uma alma cheia de delicadeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário