domingo, 18 de abril de 2010

Descobi que sou deísta

É uma sensação muito boa quando a gente encontra a palavra para definir alguma coisa que está no nosso pensamento ou no nosso coração. A Psicanálise que o diga. Tem muitas coisas que gostaria de ter feito na vida. Estudar filosofia, psicologia, até economia! Acredite, se quiser!Acabei estudando Direito e Astrologia. Pscanálise também. Mas uma palestra sobre filosofia ou psicologia consegue me tirar do meu sossego. São temas que me mobilizam e me fazem enfrentar estrada e sono.
Mas como ia dizendo, descobri que sou deísta lendo o artigo do Antonio Cicero, na Ilustrada da Folha de S.Paulo,ontem, dia 17 de abril.Abril é um mês interessante!Monteiro Lobato era de abril, Roberto Carlos, Hitler! Quando os Sem-Terra elegeram o mês de abril para ações mais agressivas eu logo associei o fato ao simbolismo de Áries, sígno de dinamismo, coragem, luta. Não que eu ache que o movimento dos Sem-Terra personifique as melhores qualidades arianas! Eles até deram uma adjetivo, se não me engano era Abril Vermelho. Se estiver enganada,quero ser corrigida,por favor!
No citado artigo ele diz que " os deístas , como se sabe, não acreditam no Deus que as religiões positivas descrevem, mas num deus cujo conceito deriva inteiramente da raz]ao e que, depois de criar o mundo , dele se ausentou. É o que Pascal chamava de "deus dos filósofos", em oposição ao Deus de Abraão. "
Minha formação religiosa é católica e acho que foi uma boa coisa. Não fui criada por pais carolas e um certo distanciamento de ambientes muito ligados à Igreja me fez ser hoje uma pessoa que não vê a Igreja Católica com tanto ódio e intolerância como vejo por aí. Acho que a religião é um mal necessário.Ótimo será quando o mundo não precisar mais de religiões , se é que isto seja possível.
Sinto um certo mal-estar quando vejo esta campanha feroz contra a Igreja Católica por causa da pedofilia. Pedofilia sempre existiu. O que não existia antes era liberdade ou falta de pudor para falar nisto. É claro que acho horrível a Igreja não ter afastado os padres pedófilos de crianças. Mas não faz parte da própria doutrina da Igreja a tolerância com os pecadores e a ideia de perdão e dar uma chance para as pessoas que erram? Não vimos há pouco tempo um juíz soltar um pedófilo violento e logo depois ele não matou a pauladas vários garotos? Para o juíz ele estava certo, agiu de acordo com a lei. Para a Igreja Católica, era agir conforme a doutrina cristã.E daí vem o pessoal dizer que tudo isto é porque padre não pode casar. Como se eles já não estivessem conseguindo conciliar a vida sacerdotal com a sexual! Como se estado civil resolvesse problemas de ordem psicológica grave.
Uma vez, fui ver no Cine Jaraguá, em Campinas, um filme chamado " O Lenhador", filme muito bom sobre pedofilia. Ou melhor, sobre a possibilidade de recuperação de um pedófilo.
Ao terminar o filme , pude observar um casal , os dois vestidos de branco, rindo de uma maneira muito maliciosa, aquela visão me causou desconforto. E pensei, se alguns não estavam ali para dar vazão a gostos que talvez não aprovásssemos.
O professor Regis de Morais, da Unicamp, escreveu um livro muito bom chamado Ecologia da Mente. Elaine Vieira,minha amiga, que também foi professora da Unicamp tem um site chamado Ecologia Interior.
Fico pensando, se todas estas reportagens sobre pedofilia não causam uma poluição mental em todos nós. Porque por trás deste movimento todo o que está é um desejo de acabar com o celibato dos padres. Eu acho que padre tem que poder casar, se quiser. Mas com certeza, não vai ser o fim do celibato que vai acabar com a pedofilia.
É só perguntar a quem entende do assunto. Aos psiquiatras,psicólogos, psicanalistas.
Por outro lado, acho bom que a Igreja Cátólica se veja incomodada com toda a midia falando do assunto e trate de lidar com a questão de maneira mais enérgica, de forma a afastar padres pedófilos de crianças e adolescentes.
Só uma coisa; observo que as mesmas pessoas que pensam assim são as mesmas que defendem menor rigor na aplicação da lei, que saem em defesa de criminosos confessos. Existe uma prevenção contra a Igreja Católica neste movimento todo, isto é o que diz a minha intuição.Embora eu seja uma católica que nem pode se dizer católica, porque não sou praticane, não aprecio esta campanha contra uma instituição que como qualquer outra é formada por seres humanos, tão pecadores como nós.Ao fazermos coro a esta campanha estamos dando corda aos fundamentalistas. No futuro, vamos ver no que vai dar.
Plutão em Sagitário permitiu este ataque a uma instituição religiosa forte. Se ela souber se transformar , sobreviverá, se não, terá sido o começo do seu fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário