segunda-feira, 26 de abril de 2010

" O Deus que conheço ", de Rubem Alves

Ontem, dia 25, fui assistir uma palestra do Rubem Alves, na Feira do Livro de Poços de Caldas, lá no Anfiteatro da Urca. Como sempre, estava lotado. Rubem Alves tem este dom de eletrizar um auditório. Acho que a palavra eletrizar não é a correta. Digo isto porque na verdade enquanto ele fala, as pessoas ficam encantadas e o encantamento emudece. O encantamento faz cessar o movimento, o encantamento é só olhar e ouvir. Pelo menos, é o que me vem à mente quando penso numa pessoa encantada. Mas tenho certeza, todos saíram daquele anfiteatro com o coração mais leve, a alma mais enlevada. O tema foi "Literatura e Feitiçaria" e o Rubem com toda a maestria e suavidade consegue levar o assunto para aqui e para lá sem perder a graça.E a plateia em estado alfa!Comprei o livro dele editado pela Verus Editora , chamado "O Deus que eu conheço". E eu vou dizer aqui uma coisa sobre minha relação com a religião. Tenho muita dificuldade em aceitar este Deus apresentado pelas religiões de cuja tradição fazemos parte,nós cristãos. Não sei se porque sou sagitariana ( os sagitarianos são otimistas) mas não posso imaginar um Deus mau humorado , vingativo, que quer ver os Homens sofrendo. Eu sempre digo que para não perder o pouco de fé que tenho preciso passar bem longe da Igreja. O único dia do ano que faço questão de ir à missa é no Domingo de Ramos porque é um dia festivo. Fala de Jesus sendo aclamado pelo povo e aqueles ramos todos trazem um ar de festa. Pois bem, como ia dizendo, é difícil para mim pensar em Deus como um ser capaz de maldade. Eu me sinto invadida pela ideia de Deus, por incrível que pareça, quando assisto um programa na tv, por exemplo, falando da maravilha que são os processos da natureza. Quando vejo paisagens deslumbrantes; quando vejo relatos de atos piedosos de pessoas que, felizmente, são muitas.Um filme que vi, "Pátria Proibida" me emocionou por saber como há gente ruim , mas, como há gente boa também. O trabalho de pessoas socorrendo aqueles meninos que foram obrigados a fugirem do Sudão, andando quilômetros pelo deserto para buscarem abrigo na Etiópia, depois no Congo ( ou no Quênia, não tenho bem certeza) O nome do filme em inglês, parece-me é "Deus se cansou de nós".
Atos de bondade do ser humano me fazem sentir Deus dentro de mim.Assim como algumas obras de arte.
Eu já li um artigo de Rubem Alves falando do que vem a ser Deus para ele. Tenho este artigo guardado há muito tempo. Espero neste livro que vou ler agora, poder ver um texto mais extenso dele falando sobre Deus. Ler Rubem Alves faz a gente se sentir perto de Deus, não importa o conceito que se tenha Dele.Me desculpem os ateus,mas me sinto bem escrevendo Dele com D maiúsculo. Deve ser resquício de minha formação católica. Mas é um resquício que não faz mal a ninguém.
Como tem feito muito calor, vou deixar aqui a sugestão de um drinque sem álcool que é muito gostoso.
A gente pega 1 pedaço de melancia (30 g) e bate no liquidificador com 3 pedras de gelo até a fruta se diluir bem. Em seguida, a gente coloca os morangos.Bate bem. Depois é a vez das uvas cortadas ao meio e , por último , o suco de limão.AS uvas não são batidas no liquidificador. O ideal é servir este refresco num copo longo e com estes dias de calor não tem nada melhor!

Um comentário:

  1. Mãe, adorei este post!....vc divulgou seu blog pro Rubem Alves?...ele ficaria contente em ler oq vc falou!
    E, qto ao drik, dia 8 estarei aí, eu querooooooo!!!!

    ResponderExcluir