domingo, 11 de abril de 2010

Hoje é domingo.. Canjiquinha com suã de porco



Comecei um domingo preguiçoso, para não dizer que estou preguiçosa.
Fui brindada logo que acordei com o alarido dos 11 filhotes de pastor alemão dos vizinhos da frente. Eles deixam a cadela e os filhotes numa garagem aberta, ou seja, só tem o telhado, então o som vai longe. Aliás, por falar em som, tem dias que eles deixam o rádio da perua Kombi ligado no mais alto volume como se quisesse agraciar a todos com seu gosto musical bastante discutível. Difícilmente, uma pessoa que não tem respeito pelos vizinhos pode ter bom gosto musical. Posso estar sendo radical, mas penso isto mesmo. Todos os dias a dona da casa lava a garagem com uma mangueira de jardim e a água escorre pela rua. Coitado do vizinho dela que fica na parte debaixo. Sim,porque moro numa rua em aclive, como o pessoal da esquina dos cachorrinhos fica na parte baixa, o vizinho mais abaixo tem que aguentar os resíduos dos vizinhos "super conscienciosos"!.
A minha vizinha do lado esquerdo tem oito cachorros. Seis pinchers e dois poodles. Ela sai bastante e todas as vezes que volta é aquele tropel de cães ganindo de felicidade. Tenho bastante simpatia por cães mas tem hora que sinto um cansaço ... com relação aos donos, é claro, de ver como as pessoas estão ficando doentes.... tão preocupadas com sua privacidade, com sua individualidade..., deu nisso. Com medo de se comprometerem, medo de se relacionarem, agora são babás de bichos. E gastam uma nota com isto. Agora vai ver se são tão generosas com seus empregados, seus parentes mais próximos! Gastam um dinheirão com ração, remédios, vacinas, o diabo a quatro. Mas ficam ridicando a diária da faxineira.Não só o salário mas até o material de limpeza e os utensílios. Luvas, máscaras, para que tudo isto? Isto é luxo! Mas a ração francesa dos pets não é!Ah, tem hora que me cansa toda esta contradição!
Outro dia uma faxineira me contou que a patroa não deixa usar água sanitária porque tem alergia. Mas não tem alergia aos pelos de vários cachorros dentro de casa. E tem mais. Nada de usar aspirador de pó! Ora, para que uma faxineira precisa de aspirador de pó, não é mesmo? Elas que usem vassoura e aguentem os pelos entrando pelo nariz, boca, olhos!
Sei que este assunto não tem nada de glamuroso. Mas preciso desabafar.
Ontem vi uma entrevista com o Fernando Bonassi no programa "Umas palavras", da Bia Corrêa do Lago. Ele falou coisas muito interessantes. Acho que o programa se repete hoje. Mas uma coisa que ele falou foi que tem certeza de que estamos caminhando para virar uma Répública Fundamentalista Evangélica. Não acho tão absurdo. Eu, por exemplo estou cercada de evangélicos. Gostaria que eles praticassem o amor ou pelo menos o respeito ao próximo com tanto fervor quanto gostam da "Palavra".Para mim, as atitudes é que são a Palavra Viva.
Ontem fui ver o filme "Chico Xavier" .Gostei, mas achei que eles não mostraram tantos fenômenos espíritas como eu esperava. Não podemos negar que foi um homem cuja vida foi dedicada à caridade.
Hoje o menu aqui em casa vai ser canjiquinha com suã de porco. Para quem não sabe, canjiquinha é uma quirera de milho, a gente faz feito uma sopa grossa com pedaços de suã de porco, uma parte muito saborosa do suíno.E come em prato fundo forrado de fatias de queijo Minas fresco ou meia-cura. SE quiserem uma receita detalhada, basta pedirem nos comentários. É muito fácil de fazer. Eu chamo estes pratos de cozinha de resistência. Resistência física e moral! É uma maneira de praticar o slow food.
Acima está a foto de uma flor chamada suspiro. É uma flor bastante comum. Mas ainda pode-se vê-la em algum jardim.Semana passada, incrível coincidência,estava pesquisando sobre ela e eis que vou visitar uma pessoa e no quintal dela o que vejo? A flor suspiro!Compartilho com vocês o feliz encontro!


Por hoje, fico por aqui.
Postem seus comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário